Entre os dias 24 e 26 de novembro vai acontecer uma ação extraordinária de vacinação e revacinação de cães e gatos na região próxima à sericícola. O motivo dessa imunização é que foram encontrados morcegos que testaram positivo para a doença na região e a recomendação é que seja realizado um bloqueio vacinal em um raio de 500 m partindo do local onde o animal contaminado foi encontrado.
Apesar disso, a Prefeitura esclareceu, em nota, que não há nem confirmação nem suspeita de casos de raiva em humanos na cidade. Segundo a Administração Municipal, a vacinação é uma maneira de “estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade e o comprometimento da população humana”.
O órgão lembrou ainda que a raiva pode ser transmitida entre animais e para humanos por meio de lambidas, mordidas ou arranhões de cães, gatos e morcegos contaminados. Caso aconteça um acidente com animais silvestres ou domésticos, é preciso lavar o local com água e sabão, além de procurar o serviço de saúde imediatamente.
Com informações da Prefeitura de Barbacena