Barbacenenses recebem primeiras doses da vacina contra o coronavírus

Depois de 295 dias do primeiro caso de Coronavírus em Barbacena, as técnicas de enfermagem Silvana Aparecida do Nascimento, de 43 anos, Maria Gracieti Cardoso, de 43 anos e Raquel Kelly, de 41 anos, foram as primeiras pessoas a tomarem as doses da vacina contra o vírus na cidade.

A vacinação ocorreu um dia após a chegada de 13.840 doses da CoronaVac para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, que compreende 31 municípios do Campo das Vertentes.

A solenidade começou às 11h40 desta quarta-feira (20) no prédio da Regional de Saúde.

As três profissionais de saúde foram escolhidas através de um sorteio realizado na tarde de terça-feira (19). Todas trabalham na linha de frente contra a Covid-19: Silvana é técnica do Hospital Regional, Maria Gracieti atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Funcionários e Raquel trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No início da semana, a Prefeitura de Barbacena informou sobre as diretrizes para o plano de vacinação, que seguirá o Programa Nacional de Imunização.

De acordo com dados da Prefeitura de Barbacena a previsão é de que 3.820 pessoas sejam vacinadas na cidade, ressaltando que o processo de imunização acompanha o público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS), sendo prioridade para este momento os trabalhadores de saúde na linha de frente contra a Covid-19, pessoas com 60 anos ou mais que estejam em asilos ou instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que estejam em instituições de longa permanência, e população indígena vivendo em terras indígenas.