A Black Friday, realizada na última sexta-feira (29) e um dos principais momentos para o comércio brasileiro, trouxe resultados positivos em Barbacena. O evento, tradicionalmente conhecido por oferecer descontos atrativos em diversos segmentos, marcou o melhor desempenho desde 2020, segundo Flávio Franco, diretor da Associação Comercial de Barbacena.
“Este ano, o faturamento cresceu cerca de 11% em comparação ao ano anterior, com aproximadamente R$ 8 bilhões movimentados no país durante o período. Em Barbacena, o impacto foi ainda mais evidente com o aumento de 23% nas vendas presenciais e 12% nos pedidos via e-commerce”, relatou. Segundo o diretor, os produtos mais comprados foram eletrodomésticos, eletrônicos, aparelhos de celular e roupas.
Um dos fatores que contribuíram para o desempenho positivo foi o pagamento da primeira parcela do 13º salário coincidir com o início das promoções. Mas, apesar do sucesso nas vendas, o evento também registrou um aumento nas reclamações por atrasos na entrega de mercadorias e propaganda enganosa. Mesmo assim, Franco enfatizou o saldo positivo da data para o comércio local. “Os lojistas souberam atender às necessidades dos consumidores, e o resultado foi um início de final de ano bastante positivo para o comércio em Barbacena.”