Black Friday: confira dicas para fazer compras da melhor forma

A Black Friday deste ano, como já é tradição, acontece na última sexta-feira do mês, no dia 27 de novembro. Por conta da pandemia do coronavírus, esta edição deve ser a mais digital de todas. Segundo Ariane Costa, Coordenadora Geral do Procon Municipal de Barbacena, para se preparar para a Black Friday, o consumidor deve fazer uma lista com os produtos que realmente deseja e precisa adquirir. “O segundo passo é pesquisar antecipadamente os valores dos produtos que realmente desejam. Muitos estabelecimentos e sites informam que o produto está com desconto, mas na verdade o que ocorre é uma maquiagem no preço. Na maioria das vezes, aumentam o valor do produto alguns dias antes, para no dia da Black Friday colocar o mesmo valor de anteriormente, ou até mesmo, mais caro que o valor normal”, alerta.

Outro ponto que deve ser lembrado é a política de troca de mercadorias. Ariane explica que a falta de conhecimento sobre o assunto pode gerar surpresas desagradáveis. “Nas compras realizadas pela internet, o código de defesa do consumidor estipula até sete dias para o comprador devolver o produto e receber de volta o que pagou. Outro ponto é ficar atento aos prazos de entrega dos produtos que podem atrasar devido a grande demanda.”

Para evitar fraudes e enganações, Ariane conta que o primeiro passo é ficar atento ao site em que se está efetuando a compra e observar se esse é realmente o site da empresa que deseja comprar. “Muitos estelionatários criam sites falsos de empresas, o que leva o consumidor a crer que está comprando em um site verdadeiro. Se surgir dúvida, entre em contato com a central de atendimento da empresa e verifique se a promoção é aquela mesma e se o site que você está acessando é o verdadeiro.”, alerta.

Segundo ela, outro ponto que o consumidor deve ficar atento é em relação ao recebimento de e-mails falsos. “É essencial se atentar aos remetentes dos e-mails para não clicar em links ilegítimos e por consequência, ter seus dados roubados. Fique atento também e não efetue compras em links enviados por WhatsApp”, alerta.

O consumidor deve se alertar ainda ao fato de que existem pessoas que aplicam golpes via boletos falsos, direcionando o pagamento para uma conta de pessoa física e não de uma empresa. Por isso, é importante observar o CNPJ da empresa no boleto de pagamento. “Não aconselhamos a compra em sites que só aceitam transferência bancária ou boleto, porque a maioria dos casos de fraudes acontecem em estabelecimentos que não aceitam o cartão de crédito ou outro tipo de pagamento eletrônico, pois isso dificulta o rastreamento do pagamento para comprovar a fraude.”

Para dúvidas, é possível contatar o Procon de Barbacena. O contato pode ser feito através do e-mail: procon.barbacena@barbacena.mg.gov.br ou pelo telefone 3331-8001. Caso o consumidor deseje atendimento presencial, é necessário fazer o agendamento gratuito no site www.mg.gov.br