Barbacena chega em situação crítica e apresenta mais quatro novos casos de Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na sexta-feira (11/12), pela Prefeitura Municipal de Barbacena, a cidade registrou quatro novos casos de Covid-19, totalizando 1.505 casos confirmados, dentre eles 11 pessoas hospitalizadas, 38 em isolamento domiciliar e um total de 1.431 curados.  O número de mortes na cidade permanece em 25.

Dos municípios vizinhos, 70 casos buscaram atendimento em Barbacena e destes, 18 estão hospitalizados e 15 faleceram.

Já o estado de Minas, o boletim divulgado na manhã de hoje (12/12), pelo governo de Minas, o estado tem 464.545 casos confirmados de Covid-19, sendo eles 33.736 em acompanhamento, 420.164 curados. O número de óbitos confirmados no estado é de 10.645, sendo 80 nas últimas 24 horas.

Situação em Barbacena 

Em vídeo publicado pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Barbacena, a Secretária Municipal de Saúde, Marcillene Dornelas de Araújo, comunicou a situação do Covid-19 em Barbacena.

Segundo a secretária, o município já enfrenta dificuldades para comprar insumos e materiais, como sedativos para manter pacientes nos leitos; profissionais para cobertura de escala e escassez no número de equipamentos, se necessário ampliar leitos.

“Infelizmente, estamos chegando em uma situação de alarme, uma situação onde a população precisa ter consciência dos seus atos, uma vez que essa semana atingimos o percentual de 95% de ocupação em leitos de terapia intensiva para covid-9. Tivemos óbitos e um aumento significante de internações em leito clínico”, pontuou Marcillene.

Ao lado da secretária, o médico infectologista, Dr. Herbert Fernandes, fez um apelo à população e frisou a importância do isolamento social e o uso constante de máscara. “Estamos em uma situação crítica, o que mais nos preocupa nestes dez meses é que não tínhamos passado por essa situação de ocupação de leitos. Estamos com ocupação praticamente esgotada dos leitos de UTIs e com hospitais cheios”, disse o médico infectologista.

Com a chegada das festas de fim de ano é preciso redobrar os cuidados com o Covid-19: evite aglomerações, lave as mãos, use álcool em gel e se for possível, não visite parentes. Salve vidas!