Segundo o balanço realizado pelo Corpo de Bombeiros, 2020 apontou aumento considerável no número de atendimento de ocorrências envolvendo animais em risco ou mesmo em perigo, bem como animais domésticos na mesma situação.
No ano de 2020 foram registrados 9882 ocorrências de salvamento de animais em risco ou perigo em Minas Gerais. Além disso, foram registradas 8421 ocorrências de captura de animal silvestre perigoso ou agressivo, como são os casos das cobras, lagartos, ouriços, raposas, onças pardas e outros répteis que, em muitos casos, correm risco de vida ou ameaçam a população na área urbana. Por fim, foram registradas também 4800 ocorrências de captura de cães perigosos e outros animais domésticos.
Para a Tenente Maria de Fátima, que comanda uma equipe de bombeiros de Barbacena estas ocorrências estão se tornando rotineiras. “Foram várias ocorrências nos últimos dias, um furão foi capturado em uma residência no bairro Boa Morte; na segunda-feira uma cobra coral foi capturada no interior de um apartamento no bairro Belvedere; bem como também foi registrado a captura de uma jararaca no interior de uma residência no bairro São José”.
Outra situação preocupante são os animais domésticos como cães, gatos e equinos em situação de risco. “ Nesta semana, na avenida JK, em Congonhas, um gato ficou três dias agonizando no interior de um bueiro sem conseguir sair. O animal estava bastante debilitado, foi socorrido e encaminhado à uma clínica veterinária; já em Alfredo Vasconcelos um cão estava há cerca de três dias preso no interior de um buraco. É preciso que a população tome consciência ecológica e nos auxilie nesta importante missão de salvar e proteger os animais, livrando-os de todo e qualquer perigo”, relata.
Para a oficial cabe a orientação aos moradores, já que os animais estão deixando seus habitats que estão sendo destruídos e, em muitos casos, estão se alojando no interior das casas ou fugindo de seus predadores naturais. “A consciência ecológica e o cuidado com os animais é de suma importância; e o Corpo de Bombeiros surge para solucionar os problemas”, finaliza.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Crédito: Cobom/Divulgação