Bombeiros e prefeitura alertam para risco de rompimento de barragem em Pará de Minas

A barragem do Carioca, da usina hidrelétrica Santanense, corre o risco de se romper, em Pará de Minas, no centro-oeste do Estado. O alerta foi dado pela Prefeitura Municipal e pelo Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (09). A população da área rural de Pitangui, Onça de Pitangui e Pará de Minas, que vive abaixo da barragem, deve deixar a área imediatamente.

A barragem do Carioca faz parte da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) da usina Santanense. Em caso de transbordamento, a mancha pode atingir as casas em apenas 20 minutos. Segundo o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, o volume de água das chuvas fez com que a usina transbordasse.

Conforme Diniz, a prefeitura atua agora na evacuação de moradores, “pois o volume de água e do rio São João literalmente triplicou nesse ponto”. 

O prefeito orienta atenção quando a estrada que dá acesso ao Carioca devido a pontos com cratera e erosão. Em nota, a Defesa Civil do Estado informou que está realizando o monitoramento do nível do Rio São João, de 30 em 30 minutos. Preventivamente, até o momento, 34 pessoas que se encontravam em locais de risco foram evacuadas. 

Diniz destaca ainda que a comunidade de Carioca está segura e que o ponto de apoio é no local. A Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e o Anjos do Asfalto, além de equipes de ação social e Saúde estão empenhados nesta operação. De acordo com o prefeito de Pará de Minas, as usinas dos Britos, na cidade de Igaratinga, e de Benfica, em Itaúna, devem ter atenção.

Fonte: Itatiaia