Na manhã desta sexta-feira, dia 4, foi desencadeada mais uma operação “Alerta Vermelho” em todo o Estado de Minas Gerais. O objetivo é fiscalizar as edificações e áreas de risco verificando o cumprimento das exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de incêndios.
Os estabelecimentos a serem vistoriados serão os postos de abastecimento de combustíveis e serviços, onde os militares irão verificar in loco se os sistemas preventivos estão em conformidade com as legislações de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
A Operação ocorre em Barbacena e nas cidades de sua área de articulação, São João del Rei e Conselheiro Lafaiete, com um total de 25 militares.
Em Barbacena 13 militares, distribuídos em equipes, já estão realizando as vistorias de fiscalização nos postos de combustíveis da cidade, a previsão é que sejam vistoriados 24 estabelecimentos. Em São João de Rei são cinco militares e a previsão é de vistoriar 16 estabelecimentos. Já em Conselheiro Lafaiete, na região do Alto Paraopeba, sete militares estarão distribuídos em equipes com a finalidade de vistoriar 18 estabelecimentos.
Segundo o 2° Tenente Fábio Lima, Comandante da Seção de Prevenção da Unidade, ao todo serão vistoriados 58 postos de combustíveis, onde as equipes estarão observando os requisitos mínimos de segurança exigidos pela legislação, para salvaguardar o patrimônio dos proprietários e a segurança dos usuários.