Brasil recebe mais de 1 milhão de doses das vacinas AstraZeneca/CoronaVac; Minas recebe mais de 542 mil

O avião com 1.022.400 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, contra Covid-19, vindo da Coreia do Sul chegou no fim da tarde deste domingo, 21, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Essa é a primeira remessa dos imunizantes adquiridos por meio do consórcio global Covax Facility. Outras 1,9 milhão de doses devem desembarcar no país até o final do mês de março. 

O acordo do Brasil com o consórcio global de vacinas prevê 42,5 milhões de doses para este ano. O Brasil é um dos 191 países que integram o Covax Facility para a disponibilização de vacinas de 10 laboratórios diferentes. O Ministério da Saúde anunciou a distribuição neste fim de semana, a estados e municípios, outras 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Já no último sábado (20), Minas Gerais recebeu  86.750 doses da vacina AstraZeneca e 455.800 da CoronaVac, totalizando 542.550 doses. As vacinas serão distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado. Ainda não foi divulgada a data desse envio às URS.

Nesta remessa, a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) é de que todos os imunizantes sejam utilizados como dose 1, ampliando, assim, o quantitativo da população vacinada. A expectativa, com esta leva, é de vacinar cerca de 490 mil pessoas.

O Ministério da Saúde elencou entre os grupos prioritários desta nona etapa comunidades quilombolas, trabalhadores da Saúde e ampliou o total de idosos, abarcando pessoas entre 70 e 74 anos. 

Já com a CoronaVac serão atendidos 65% dos idosos entre 70 e 74 anos e mais 3,7% dos trabalhadores da Saúde. A orientação do Estado é para que as prefeituras sigam as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e apliquem as doses conforme público-alvo e respectivos quantitativos.

Fonte: O Tempo/Agência Minas