O verão está chegando, e muitas pessoas buscam pelo bronzeado perfeito, mas acabam se expondo sem proteção ou a técnicas de bronzeamento prejudiciais à saúde. A dermatologista Juliana Palo, alerta sobre os procedimentos que abusam dos raios UVA e UVB, e afirma que é possível se bronzear sem abrir mão da segurança.
A médica explica que as opções de bronzeamento artificial permitidas no país, e que não agridem a saúde, são bronzeamentos por vaporização, chamadas de jet bronze, ou cremes aplicados em casa. Ela conta que: “Atualmente, há excelentes produtos para o bronzeamento caseiro. Os cremes autobronzeadores, por exemplo, podem ser aplicados inclusive no rosto, quando indicado no rótulo do produto”.
Outra opção são filtros solares autobronzeadores, de acordo com a especialista, são produtos que têm a capacidade de bronzear a pele e a proteger dos danos solares ao mesmo tempo. Juliana ainda recomenda utilizar o produto três vezes por semana, para atingir um bom resultado.
Para pegar um bronze em segurança, a dermatologista aconselha evitar os horários de pico de radiação solar, entre às 10h e 16h, dando preferência ao sol antes ou após esse horário. Também é importante usar filtros solares, para proteger a pele de queimaduras e outros problemas.
Além disso, ela alerta para a reaplicação do protetor, que deve ser feita a cada duas horas, ou sempre após molhar a pele, mesmo que ele seja à prova d’água. Ela ainda ressalta que a primeira aplicação é a mais importante, e deve ser feita com filtro em creme, mas as reaplicações podem ser feitas com spray ou bruma.
Fonte: Alto Astral