Cadastro Escolar é requisito para participar do EJA Novos Rumos em 2021

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) voltou atenções para o aprimoramento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é oferecida na rede pública estadual de ensino. A ação está sendo chamada de ‘EJA Novos Rumos’ e vai apresentar, já no próximo ano, mais possibilidades para os estudantes maiores de 18 anos que ainda não finalizaram o ensino médio. 

Além da oferta de Educação de qualidade e de ser uma oportunidade para o aluno concluir o ensino médio em tempo mais curto, os estudantes que participarem da EJA Novos Rumos também serão estimulados a ingressar em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). 

Aqueles com 18 anos ou mais interessados em garantir uma vaga na EJA Novos Rumos devem ficar atentos e participar do Cadastro Escolar, que está com inscrições abertas até hoje, dia 11, no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Vão ser disponibilizadas mais de 25 mil vagas, com expectativa de ingresso de 86 mil alunos. As turmas serão iniciadas em mais de 300 novas escolas, além das 1 mil que oferecem a modalidade de ensino atualmente.Também serão contemplados 100 novos municípios.

No caso da Educação Jovens e Adultos (EJA), o Cadastro Escolar deve ser feito por alunos maiores de 18 anos interessados em retornar aos estudos nesta modalidade, e também por aqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas estaduais e municipais na sua cidade para realizar a inscrição, adotando todas as medidas de segurança em relação à pandemia do Coronavírus. Os pontos de apoio funcionarão das 9h às 16h.

Fonte: Agência Minas