Câmara aprova projeto que presta homenagem ao ex-deputado Bonifácio de Andrada

A Ala A do pavimento térreo do Anexo II da Câmara dos Deputados será designada com o nome do parlamentar, que exerceu na Casa 10 mandatos consecutivos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10,  o Projeto de Resolução 43/21, que denomina “Deputado Bonifácio de Andrada” a Ala “A” do pavimento térreo do Anexo II da Câmara dos Deputados. A denominação constará da afixação de placa com o nome e a foto do homenageado em ambas as entradas da ala. Após a aprovação, a proposta foi promulgada.

O autor do projeto é o deputado Fábio Ramalho e o relator, o ex-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia. Uma das referências feitas por Fábio Ramalho na justificativa do Projeto faz referência ao fato do homenageado ter sido o político mais longevo do País, com quinze mandatos eletivos e 64 anos de vida pública.

Fábio Ramalho salienta que o projeto de sua autoria trata-se de uma deferência mais do que merecida, pois “Bonifácio de Andrada deixou para a história política do país 64 anos de vida pública, sendo 10 como deputado federal, 4 mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG e um como vereador em sua terra natal, Barbacena. É um exemplo que deve ser seguido por todos que militam na política. E a Câmara sabe bem da sua importância e da contribuição que ele, Bonifácio, deu para o desenvolvimento desta Casa, da Constituição em vigor e do  país. Por isso mesmo presta a ele in memoria esta pequena e justa homenagem”, enfatizou.

A proposta recebeu parecer favorável do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que foi lido em Plenário pelo deputado Vicentinho (PT-SP). O relator destacou a experiência jurídica do ex-parlamentar e a relação familiar com a política. Bonifácio era descendente direto – da quinta geração – do patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva.

“Culto, educado, gentil e aberto ao diálogo, fez de suas convicções, instrumento de defesa do que acreditava ser o melhor para o país, sempre respeitando a pluralidade política e convicto defensor do parlamento brasileiro”, disse Chinaglia.

Vários parlamentares também elogiaram a capacidade de diálogo de Bonifácio de Andrada. “Ele foi uma grande referência para todos nós. Era um conciliador”, disse o deputado Bilac Pinto (DEM-MG). A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que ele trouxe à Câmara “uma visão de que a democracia é um elemento indispensável para a convivência dos diferentes”.

A deputada Maria Perpétua disse que a homenagem era pequena diante da grandeza do homenageado.” “Pela grandiosidade da importância do deputado Andrada para essa Casa e pelas relações de amizade e ensinamentos que ele nos deixou eu diria que precisaríamos de uma Câmara inteira para homenageá-lo, mas cabe a nós fazer esse reconhecimento”. Ela disse ainda que ele deve estar muito orgulhoso do filho que criou, Lafayette, que segue seus passos e seu dácontinuidade ao seu legado, enfatizou.

A sessão de votação do projeto foi conduzida pelo filho de Bonifácio, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que agradeceu a homenagem. “Estou imensamente gratificado com a iniciativa. Manifesto, em nome de todos os meus familiares, aos deputados Fábio Ramalho e Arlindo Chinaglia e aos demais parlamentares da Câmara nossa satisfação por essa lembrança, que muito nos honra e, sobretudo, presta homenagem póstuma ao meu saudoso pai, Andradinha, eternizando o seu nome em dependências tão significativas da Câmara, onde durante tantos anos foram percorridas e utilizadas por ele no desenvolvimento de suas atividades parlamentares. à Câmara, ele dedicou grande parte da sua vida e o fez com paixão, com dedicação e com competência, sempre defendendo o interesse público”, destacou.

Fonte: Assessoria Lafayette Andrada