Câmara aprova urgência projeto que denomina corredor das comissões como “Deputado Bonifácio de Andrada”

Na tarde dessa quarta-feira, 27, a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Resolução 43/21, que denomina “Deputado Bonifácio de Andrada” a Ala “A” do pavimento térreo do Anexo II da Câmara. O autor do projeto é o deputado Fábio Ramalho.

O deputado Bonifácio Andrada foi o político mais longevo do País, com quinze mandatos eletivos e 64 anos de vida pública. Desses, 10 mandatos foram como deputado federal, 4 como deputado estadual , tendo presidido a ALEMG, e um como vereador em Barbacena.

Foi membro da Comissão Mista (Câmara dos Deputados e Senado Federal) para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, na qual defendeu enfaticamente a sua soberania, sendo o autor do destaque regimental que assegurou em votação no plenário a exclusividade da Assembleia Constituinte. Como parlamentar constituinte teve atuação destacada como um dos líderes jurídicos do chamado “centro democrático” formado pela maioria da Assembleia Constituinte.

Era reconhecido pelos seus pares como um dos principais constitucionalistas do Congresso Nacional, tendo presidido a principal Comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça. Participou de inúmeras outras Comissões e votações importantíssimas para todo o país.