Câmara Municipal publica decreto que dá nome ao plenário ao ex-deputado Andradinha

Bonifácio de Andrada, falecido no último dia 05 de janeiro construiu uma história na política

A Câmara Municipal de Barbacena publicou esta semana o decreto que dará nome ao Plenário do Palácio da Revolução Liberal de “Deputado Bonifácio Andrada”. O decreto foi proposto pela mesa diretora no mês passado. O homenageado ex-deputado Bonifácio de Andrada, mais conhecido carinhosamente como Andradinha, construiu um papel importante na história da política e educação.

O Decreto Legislativo 894/2021 já está em vigor. A placa será especialmente confeccionada e colocada no rol de entrada do Plenário em sessão solene. Bonifácio começou oficialmente a sua vida pública como vereador em Barbacena, tendo cumprido ainda quatro mandatos como deputado estadual e dez como deputado federal, além de outros cargos de secretário de Estado.

Falecido no último dia 05 de janeiro, Bonifácio Andrada aos longos dos anos construiu uma história na política, educação e cultura. Ele Foi eleito vereador em Barbacena em 1954 e fundou no mesmo ano, juntamente com seu pai, o jornal Correio da Serra ainda em circulação. Em 1955 foi Oficial de Gabinete do Ministro da Agricultura do governo Café Filho. Depois, elegeu-se deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1959/ 1974). Neste período foi secretário da Educação do estado no governo Magalhães Pinto (1961/1964), relator da Constituição Mineira de 1967, presidente da Assembleia Legislativa (1968) e líder do governador Rondon Pacheco (1971/1974). Em 1979 foi eleito deputado federal e permaneceu na Câmara Federal por 10 mandatos consecutivos, até 2018.

Além disso, foi membro da Comissão Mista (Câmara dos Deputados e Senado Federal) para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, na qual defendeu enfaticamente a sua soberania, sendo o autor do destaque regimental que assegurou em votação no plenário a exclusividade da Assembleia Constituinte. Como parlamentar constituinte teve atuação destacada como um dos líderes jurídicos do chamado “centro democrático” formado pela maioria da Assembleia Constituinte. Era reconhecido pelos seus pares como um dos principais constitucionalistas do Congresso Nacional.

Para saber mais sobre a história de Bonifácio Andrada, clique aqui.