Após o anúncio da prorrogação da intervenção administrativa no IMAIP por mais 12 meses, realizada no E-Dob, a Prefeitura de Barbacena realizou uma coletiva de imprensa com um balanço das ações realizadas e resultados obtidos ao longo de 2024, além das propostas previstas para a instituição hospitalar.
Dentre os principais temas abordados pelo Prefeito Carlos Du e sua equipe, destacam-se a implementação de um verificador independente, o foco na questão financeira e na redução e quitação da dívida de R$ 20,5 milhões e melhoria do espaço físico da instituição, entre outros. A coletiva também marcou o primeiro contato da imprensa com o novo Secretário de Saúde, Gustavo Ferreira.
Na ocasião, ainda foram apresentados dados como o aumento dos números em cirurgias, exames e consultas eletivas, este último com crescimento de mais de mil por cento. Ao todo, em 2024, foram realizados cerca de 54 mil procedimentos ligados ao SUS. Serviços como fisioterapia, psicologia, entre outros também apresentaram resultados significativos.
Sobre a implantação de um verificador independente, Du justificou dizendo que a inserção do mesmo dará mais segurança para a administração dos recursos e das tomadas de decisões. “Isso é prática, geralmente em alguns municípios que colocam gestão plena em algum serviço, inclusive até recomendado pelo Tribunal de Contas, para que na hora de tomar as decisões dos investimentos, seja mais assertivo”, observou Du que diz não abrir mão da boa qualidade do serviço. Já Gustavo Ferreira complementou, dizendo que esse verificador cumpre com um dos pilares da administração pública, que é a imparcialidade. “Na tomada de decisão dos gestores, esse verificador auxilia para que a decisão seja tomada de maneira imparcial e auxilia também na gestão”, informou o secretário.
Quanto à dívida de mais de R$ 20 mi, Du ressaltou que pretende quitar a mesma até o fim do seu novo mandato, dizendo que o projeto está no plano de recuperação do Hospital que será apresentado. Sobre a melhoria e ampliação da estrutura física do hospital, que possui mais de 80 anos, Carlos Du observou que existem projetos de ampliação já em mãos das equipes que serão estudados.
Imagem: Isabela Paulucci