Cemig alerta população sobre cuidados e segurança durante tempestades

Minas Gerais é um dos estados com maior incidência de raios do Brasil. E, com o início do período chuvoso, as ocorrências de chuvas fortes, que geralmente vêm acompanhadas de ventos intensos e raios, já estão sendo registradas em todo estado. Por isso, a Cemig alerta para os cuidados que todos devem ter para evitar acidentes, que podem ser fatais, e também para proteger equipamentos eletrônicos, que podem ser danificados durante as tempestades.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares destaca que durante as tempestades com raios as pessoas devem procurar abrigo imediatamente. Ainda ressalta que todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas para evitar risco de queima. Essa atitude preventiva também contribui para a segurança das pessoas. De acordo com o especialista, o telefone celular só deve ser utilizado caso o carregador de bateria do aparelho não esteja plugado na tomada. Essa recomendação vale para qualquer situação, independentemente se forem dias de chuva ou de sol.

Uma das principais ocorrências durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica, ou quando objetos são lançados em direção aos cabos,  em função da força dos ventos, provocando o seu rompimento. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também.

Outro ponto de atenção muito importante é que durante tempestades com raios em áreas rurais, é ideal que as pessoas busquem um abrigo que não seja embaixo de árvores ou postes, que podem atrair as descargas atmosféricas devido à sua altura e, como consequência, eletrocutar as pessoas que estejam próximas. Em casos de locais que possuem criação de animais, como gado e cavalo, o proprietário deve avaliar a instalação de aterramentos nas cercas, para facilitar o escoamento da corrente elétrica para o solo.

Fonte: Agência Minas