Como alerta para seus mais de 8,6 milhões de clientes em todo o Estado, a Cemig informa que estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome da companhia para aplicar golpes em diversas regiões de Minas Gerais. Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.
De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes na internet contra a população mineira.
Um dos golpes mais utilizados pelos criminosos é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente.
Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”. Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783.
Lembrando que os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada normalmente, por correspondência e dificilmente por telefone.
O outro golpe utilizado e que tem ganhado espaço nos últimos tempos é por meio do WhatsApp. Nessa situação, o cliente recebe uma mensagem em seu celular informando que ele está recebendo um desconto na conta de luz da Cemig. Logo depois dessa informação, recebe outra dizendo que a conta de luz está disponível e que ele pode fazer o pagamento clicando em determinado link.
A Cemig informa que não concede descontos na conta de luz. O cliente deve ficar atento e consultar a fatura original nos canais de informação, como o 116, por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e, também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual.