Mais 27 municípios de Minas Gerais entraram em situação de emergência por causa das chuvas. O decreto, assinado pelo governador Romeu Zema (Novo), foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (14). Na última sexta-feira (10), a medida já havia sido decretada a outras 31 cidades.
“Intensas chuvas que atingiram os municípios causaram múltiplos desastres — inundações, enxurradas e alagamentos — e provocaram grande comoção social, já que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos”, afirma trecho do decreto.
Também como forma de ajudar os municípios atingidos pelas chuvas, o Governo de Minas antecipará o pagamento de parcelas do acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para prefeituras de cidades dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce atingidas por chuvas. Ao todo, os recursos liberados podem chegar a R$ 5,6 milhões.
As chuvas devem continuar em Minas nesta terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 615 municípios.
Desde o início do período chuvoso, cinco pessoas morreram em Minas Gerais em decorrência das chuvas. Até o último domingo (12), 9.565 pessoas ficaram desalojadas e 1.979, desabrigadas, devido às enchentes.
Fonte: Itatiaia