Conecte-se conosco

Destaque

Chuvas, nebulosidade e temperaturas amenas marcam final de semana

Publicado

em

Céu nublado, chuvas e temperaturas amenas vão marcar o fim de semana na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme divulgado pelo órgão, uma nova configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é o que mantém o canal de umidade entre região Amazônica e a região Sudeste do Brasil.

Essas condições deixam o céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia nesse sábado (20).

No domingo (21), a nebulosidade segue alta, mas com chuvas isoladas. Segundo o Inmet, o tempo começa a abrir a partir de segunda-feira (22).

Por conta do grande grau de nebulosidade, a umidade relativa do ar também fica alta e não deve registrar índices abaixo dos 80% durante todo o final de semana.

As temperaturas são amenas nas duas regiões, com as máximas variando entre 24ºC e 26ºC nos próximos dias. As mínimas ficam entre 14ºC e 17ºC.

Fonte: G1 Zona da Mata

Continue Lendo

Destaque

Janeiro termina com chuvas e leve queda nas temperaturas na Zona da Mata e Vertentes

Publicado

em

Por

O último fim de semana do mês de janeiro marca o retorno das chuvas nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, isso ocorre devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)nas regiões.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, haverá pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. O avanço de uma frente fria para o litoral da região Sudeste pode provocar precipitação de granizo.

Há possibilidade de redução nas temperaturas máximas porque a nebulosidade tende a barrar a radiação e deve diminuir o calor que foi bem forte nos últimos dias.

A temperatura na Zona da Mata deve ficar entre 17°C a mínima e 36°C a máxima. No Campo das Vertentes as temperaturas variam entre 17°C e 30°C.

Ao longo da semana, as temperaturas começaram a esboçar uma queda devido a um bloqueio atmosférico, que foi perdendo a força devido à chegada de uma frente fria.

A presença de um sistema de baixa pressão no litoral Sudeste contribui com a umidade e a ocorrência de chuva mais frequentes entre sábado (29) e a segunda-feira (31).

Há, ainda, a possibilidade de chuvas intensas e ocorrência de temporais. A temperatura máxima devido à umidade deve permanecer abaixo de 30°C no domingo (30).

A umidade relativa do ar oscilará entre 50% a 100%.

Fonte: G1

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana