Foi convocada pelo Governo Estadual, uma reunião extraordinária ainda nesta terça-feira (22), às 14h, a qual pode fazer com que Barbacena retroceda para a onda vermelha do programa Minas Consciente. Devido ao aumento no número de casos de Covid-19, a reunião que é realizadas às quintas-feiras foi antecipada para hoje.
A Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, diz que vem sofrendo pressão pelo comércio e do setor de prestação do serviço hospitalar. O quadro de funcionários vem sendo reduzido porque muitos profissionais da saúde estão entre os positivados para a Covid-19. Além disso, a secretária diz que a população não tem colaborado com as medidas de isolamento e higienização e desde a última quinta-feira (17), a cidade poderia estar na onda vermelha.
Contudo, os gestores da saúde entraram em um consenso juntamente com os empresários e ficou decido que seria frisado mais campanhas de conscientização, medidas para reduzir aglomeraçãoes e contágios. Porém, não obteve o êxito esperado. Mais de 60 leitos estão ocupados com pacientes diagnosticados com o coronavírus ou esperando o resultados dos exames.
O Estado vem enfrentando outro problema, a realização de exames e os resultados têm demorado bastande. Por conta da quantidade de pedidos, os resultados estão demorando cerca de dez dias para chegaram, dificultando o tratamento do paciente.
A Secretária ainda diz que acredita que Barbacena e outras regiões voltem para a onda vermelha antes do previsto. Barbacena registrou ontem o 30º óbito de Covid-19 e 86 novos casos positivos.