De acordo com um estudo publicado pela revista Royal Society Open Science, até o fim do século 21, é estimado que os seres humanos cheguem aos 130 anos. Para esse resultado, foram utilizadas informações de cerca de 13,6 mil pessoas que já passaram dos 105 anos.
Existe limite para a expectativa de vida humana? Foi essa pergunta que o estudo pretendeu achar a resposta e o resultado foi que depois dos 110 anos, as chances de alguém permanecer vivo é de 50%.
Um dos autores do estudo, Léo Belzile, afirma que, com o aumento populacional, quanto mais pessoas passarem dos 110 anos, mais gente tem a possibilidade de chegar até os 130.
Apesar da ideia fascinante de vida eterna, presente em livros e filmes do dia a dia, poucas são as pessoas que chegam a idades tão avançadas.
Apesar do hábito de fumar dois cigarros por dia, a francesa Jeanne Calment foi a pessoa que viveu por mais tempo na história. Nascida em 1875, ela morreu em 1997 com 122 anos e 164 dias.
Atualmente a pessoa mais velha viva possui 118 anos, Kane Tanaka, no Japão. Um dos motivos para o país ter a maior expectativa de vida na atualidade é consequência de um estilo de vida saudável com uma dieta rica em peixes e pobre em ácidos graxos.
Fonte: Metrópoles