O Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais em Barbacena, está completando 60 anos. Criada em 19 de novembro de 1963, a unidade do colégio na cidade foi a terceira da instituição em Minas Gerais, como explica o comandante da 13ª PM, coronel Floriano.
“Ela nasceu de um trabalho, na época, do major Argentino Madeira, que inclusive trabalhou em Barbacena, que criou uma escola para melhorar a formação dos policiais. Mais tarde, ele levou a sua ideia para Belo Horizonte, onde criou a primeira unidade do Colégio Tiradentes, estendendo a formação não só aos policiais, como também aos seus filhos”, conta.
Hoje, o Colégio Tiradentes possui 30 unidades espalhadas em todo o estado e, para o Coronel Floriano, a previsão é de continuar crescendo. Em Barbacena, também serão feitos novos investimentos, como na construção de novos laboratórios e de um novo refeitório. “Neste ano, nós vamos terminar uma série de reformas e melhorias e atualizações do prédio da escola, um total de mais de R$4 milhões em obras”, afirma o coronel.
Presente há seis décadas na cidade, o colégio já perpassa gerações e participa da história e da formação das pessoas. Filho de um dos fundadores do colégio Tiradentes, o atual diretor, Eduardo Garcia Leão, também falou dos 60 anos da instituição:
“Falar do Colégio Tiradentes para mim é motivo de muito orgulho, de muita emoção. O Colégio Tiradentes recebe de todos nós esse carinho e esse amor e paixão por tudo aquilo que ele vem colhendo que ele vem plantando. Que ele transmita às gerações, o ensino de qualidade, da melhor maneira, preparando todos para uma vida melhor”.
Emocionada por fazer parte do colégio, a aluna Júlia Furtado não esconde sua alegria e gratidão ao ressaltar o aniversário do colégio Tiradentes. Segundo ela, são 60 anos com uma marca no futuro, com o apoio da Polícia Militar.
“Nosso diretor pedagógico e todos os mestres excepcionais nos dão apoio todos os dias. Eu estou imensamente feliz de fazer parte dessa história. Vou recordar de todos os momentos que me ajudaram a me tornar a pessoa que eu vou ser no meu futuro, com certeza, bem sucedida, com o apoio do Colégio Tiradentes”, afirma a aluna.