A chegada de um novo ano é uma oportunidade para renovar as promessas e estabelecer metas, tanto pessoais quanto profissionais.
A psicóloga Isabela Trindade conta que para pensar em objetivos reais são necessários alguns passos. “Crie metas que tenham conexão com você e que não sejam apenas uma imposição que vem do lado de fora. Pense pequeno. Ou seja, dê passos pequenos agora para alcançar grandes conquistas. Entenda que tudo na vida é uma jornada que leva tempo. Isso ajuda a lidar com a ansiedade. Não se esqueça de ser gentil com você mesmo e claro, parta para ação. Planejar é muito importante, mas só ação gera realização”, orienta
Isabela conta que a própria pessoa estabelece o caminho de uma meta. “Se pergunte: “Qual o meu objetivo? Como vou saber que alcancei esse objetivo?”. Esses indicadores são qualitativos. Por exemplo, a pessoa pode definir que até o final do ano quer aprender o nível intermediário de inglês. Mas para além disso, ela pode pensar que quando alcançar essa meta, estará mais preparado para uma entrevista e vai se sentir mais confiante.”
Para começar 2022 de forma tranquila e com organização das suas finanças, é necessário buscar fazer um melhor planejamento financeiro pessoal. Helvécio Reis, professor de Finanças do UNIPAC sugere que o planejamento financeiro não seja feito para um período muito longo, três meses no máximo. “Anote no dia que recebe o salário e as datas e valores das contas que você precisa pagar. Sempre procure fazer o saldo. Por exemplo, se ganho 1000 reais no dia cinco e tenho uma conta de luz de 100 reais para pagar no dia dez, subtraio 1000 menos 100 reais. Se entrar algum dinheiro ou gasto que você não tinha considerado no seu planejamento financeiro, também anote.”, conta.
Para muitos, a pandemia do coronavírus trouxe prejuízos financeiros e contenção de gastos. Helvécio orienta que em momento de crise, é preciso ser ainda mais criteriosos em relação aos gastos e se controlar.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM