Compra de material escolar: veja as principais orientações do Procon

O retorno às aulas está se aproximando e, com isso, vem um desafio: a compra de material escolar. Além do pagamento de impostos, o início do ano para quem tem criança em idade escolar é uma verdadeira corrida para não faltar nenhum material utilizado em sala de aula. 

Neste ano, os lojistas de Barbacena estão otimistas e a expectativa é de que o lucro seja melhor do que no ano passado. “A gente percebeu que os pais compraram os materiais escolares na época do Natal como forma de presente. Muita gente fez isso para fugir do reajuste que acontece todo início de ano. As vendas têm sido melhores do que as do ano passado e do ano de 2021. Além do material escolar, a gente percebeu que houve uma maior procura por agendas e planers”, conta Emerson, proprietário da Papelaria Na Ponta do Lápis.

Segundo a Coordenadora do Procon em Barbacena, Ariane Costa, as listas de materiais escolares devem ter produtos de uso exclusivo para a sala de aula. “As escolas não podem exigir itens de uso coletivo dos alunos ou mesmo da escola, tais como materiais de limpeza e materiais de papelaria a serem utilizados na secretaria, por exemplo.”

Ariane explica ainda que o estabelecimento de ensino não pode exigir determinada marca de produto, a não ser que as demais existentes no mercado prejudiquem o processo de ensino. “Já para quem quer economizar, é importante fazer pesquisa de preço porque há uma variação grande entre os estabelecimentos. O preço mais caro não quer dizer que a qualidade é melhor.”

Outra boa opção é reaproveitar materiais já utilizados em anos anteriores, desde que estejam em bom estado. “É importante verificar se os livros didáticos são consumíveis ou não. Caso não seja, os pais podem utilizar de outros alunos que já avançaram de série”, explica Ariane. 

Caso os pais verifiquem haver algum item indevido na lista de material escolar, devem entrar em contato com a escola e solicitar informações sobre o porquê daquele item e solicitar a correção da lista. Caso não tenha êxito, os pais podem entrar em contato através do Procon no e-mail: procon.barbacena@barbacena.mg.gov.br.