Com a chegada do final do ano, a expectativa é de que muitos barbacenenses irão às ruas para fazer compras de Natal e Ano Novo. E, ao comprar no comércio local, o desenvolvimento do município é promovido, contribuindo para o aumento de novos postos de trabalho, recolhimento de impostos municipais e geração de mais investimentos em diversas áreas.
Segundo o Presidente da Associação Comercial de Barbacena, Flávio Franco, o comércio da cidade tem passado por momentos difíceis devido à pandemia do Coronavírus. “O comércio de Barbacena, é o setor que mais emprega e que representa a força da nossa economia. Porém, como tivemos praticamente 90 dias de fechamento das lojas quando a região estava em lockdown, muitas empresas não superaram esse efeito e tiverem que fechar as portas. Outras tiveram redução no quadro de funcionários e redução em suas atividades. Isso realmente impactou nosso comércio e é uma situação muito delicada, pois estamos entrando no final de ano com o capital de giro das empresas e o fluxo de caixa muito comprometidos. Mas o natal é a principal data para o comércio e nossas expectativas são positivas. Além disso, espero que possamos recuperar um pouco das perdas que tivemos ao longo do ano de 2020.”, alertou.
O Presidente da ACIB explica que a população de Barbacena pode contribuir muito para o comércio local ao optar por fazer suas compras de final de ano na cidade, pois podem ajudar as empresas a superar este momento difícil de pandemia. “Ao comprar no comércio local, a população faz com que o dinheiro circule na região e isso fortalece a economia, criando um círculo virtuoso de crescimento e expansão da renda, consequentemente os tributos recolhidos permanecem no município e revertem em benefício para a população. É importante que as pessoas tenham consciência e estejam comprometidas a fazerem suas compras no comércio local de Barbacena, que é forte, tradicional e diversificado.”, pediu.
O horário estendido de Natal já está sendo cumprido pelas empresas. Segundo Flávio, o comércio da cidade se preparou criando condições diferenciadas de pagamento e negociações especiais. “Além disso, aqueles que estão com cadastro negativado podem procurar a CDL para que normalizem seus cadastros e para que possam voltar ao mercado consumidor. Há também uma diversificação grande de produtos oferecidos pelas empresas da cidade. O comércio de Barbacena está preparado e representa a importância da cidade como polo de toda região. Apesar de todas as dificuldades, tenho certeza que teremos um Natal positivo. Valorize o comércio de sua cidade.”, concluiu.