Conecte-se conosco

Cotidiano

Comunicado sobre coleta de lixo nos feriados de Natal e Ano Novo em Barbacena

Publicado

em

Devido aos feriados de Natal e Ano Novo, a Prefeitura Municipal de Barbacena informa  que, nos dias 25/12 e 01/01, não haverá coleta de lixo  na cidade. Nos demais dias, a coleta acontece normalmente.

Continue Lendo

Cotidiano

Horta em casa: dicas para fazer a sua

Publicado

em

Por

Com mais tempo em casa por causa do distanciamento social provocado pela Covid-19, houve a necessidade de elaborar novas formas de passar o tempo. Entre as práticas mais adotadas está a jardinagem.

Pensando nisso, o especialista em agricultura urbana Rafael Pelosini, separou dicas para quem quer fazer sua horta em casa. Confira:

Neste início de trabalho, opte por hortaliças que são fáceis no manuseio e tem o resultado mais rápido:

  • Verduras e folhas: plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento;
  • Temperos, ervas e plantas medicinais: escolha as que crescem em espaços pequenos e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa;
  • Frutas: limão, jabuticaba, morango e melão são exemplos de frutas que podem ser cultivadas em vasos;
  • Leguminosas e legumes: com ciclo de vida mais longo, necessitam de vasos mais profundos para um bom enraizamento.

Observe os melhores locais para fazer o plantio. A recomendação é de que sejam locais com a presença de luz solar em algum momento do dia. Para quem possui pouco espaço, aposte em hortas verticais ou suspensas. 

É possível realizar o cultivo em vasos ou diretamente na terra. Para ambos os casos é necessário que o solo seja fértil, com nutrientes e minerais para que as plantas cresçam fortes. Para plantações em vaso, escolha modelos com furos na parte inferior ou com sistema de irrigação, que controlem a umidade e forneça a quantidade ideal de água para o plantio. 

Segundo o especialista, algumas práticas são fundamentais para que exista sucesso em sua horta: 

  • Observação: Fique de olho no solo e principalmente nos possíveis animais que possam surgir. Caso veja alguma praga, mude as práticas de manejo;
  • Adubo: É de extrema importância a incorporação de algum tipo de adubo na terra, como os compostos; 
  • Irrigação: A água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. 

Fonte: Alto astral

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana