Conecte-se conosco

Destaque

Confira o calendário de vacinação entre os dias 09 a 13 de maio em Barbacena

Publicado

em

Será realizada entre os dias 09 a 13 de maio, a vacinação na população acima de 12 anos, contra a Covid-19, com exceção do dia 12 de maio, em que não haverá vacinação. Nesse período, acontecerá a aplicação da vacina na Unidade Central de Vacinas e em Unidades Básicas de Saúde.

Na Central de Vacinas, situada na Praça Conde de Prados, s/n°, o horário de vacinação será de 08h às 15h. Podem se vacinar os seguintes públicos:

– Aplicação da segunda dose para as pessoas que tomaram a Coronavac há 28 dias;

– Primeira dose da Pfizer para pessoas de 12 anos ou mais não imunizadas;

– Segunda dose da Pfizer para pessoas que tomaram a primeira dose há 21 dias ou mais;

– Terceira dose da Pfizer apenas para gestantes e puérperas (até 45 dias) que completaram quatro meses ou mais da segunda dose;

– Dose adicional da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos que completaram oito semanas ou mais da segunda dose (necessário comprovação médica);

– Dose reforço com imunizante da Janssen ou Astrazeneca para pessoas acima de 18 anos que receberam a dose única há no mínimo dois meses;

– Segunda dose reforço para idosos de 60 anos ou mais que completaram quatro meses da terceira dose;

Para pessoas de 18 anos ou mais que não são gestantes, somente estará disponível a terceira dose nas Unidades Básicas de Saúde com o imunizante da Astrazeneca ou Janssen.

Vacinas nas UBSs

As aplicações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão com imunizantes da Janssen e Astrazeneca e estarão disponíveis nas unidades dos bairros Boa Vista, Santa Efigênia, Carmo, São Francisco, Ipanema, Santo Antônio, João Paulo, Guido Roman, Funcionários e Nove de Março. As UBSs funcionarão de 08h às 15h e fecham para o almoço de 11h às 13h.

Serão aplicados os imunizantes nas UBSs para os seguintes públicos:

– Terceira dose para pessoas que completaram quatro meses ou mais da segunda dose;

– Terceira dose para imunossuprimidos que completarem oito semanas ou mais da segunda dose. Para esse público é necessário a comprovação médica;

– Quarta dose para pessoas imunossuprimidas que completaram quatro meses da terceira dose (necessária comprovação médica);

– Segundo reforço (quarta dose) para idosos de 70 anos ou mais que completaram quatro meses da terceira dose;

Para gestantes e puérperas (até 45 dias) está contraindicado receber o imunizante Astrazeneca ou Janssen;

A vacinação é condicionada ao número mínimo de pessoas para abertura do frasco, para que não haja desperdício.

Continue Lendo

Destaque

Receitas caseiras de inalação para melhorar o nariz entupido

Publicado

em

Por

A chegada de uma intensa onda de frio no país deixou todo mundo um pouco abatido. Essa queda brusca de temperatura aumenta os quadros de gripes e resfriados e o nariz entupido é um problema que atrapalha muita gente. 

Mas não são as secreções dessas doenças que deixam seu nariz entupido, os vasos sanguíneos presentes nas membranas que forram a parte interna das narinas fica inflamado e dificulta a respiração, algumas inalações caseiras podem ajudar. 

O método é fácil e barato, basta ferver água com ervas medicinais, sem coar, despejar em uma vasilha e inalar o vapor, com distância aproximada de 20 cm. Para potencializar o benefício, coloque uma toalha sobre a cabeça. 

A nutricionista da Associação Brasileira de Fitoterapia, Aurea Astulla, lista algumas receitas:

INALAÇÃO COM CHÁ DE GUACO:

Ingredientes:

1 litro de água

1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco

Modo de preparo:

Ferva 1 litro de água com 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Inale o vapor do chá por 15 minutos. Repita o procedimento todas as noites até que note uma significativa melhora.

INALAÇÃO COM CHÁ DE GENGIBRE E LIMÃO:

Ingredientes:

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de gengibre fresco

1 limão

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva 1/2 litro de água com 1 colher (chá) de gengibre fresco picado e 1 limão cortado. Despeje em uma bacia com cuidado para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor do chá por 15 minutos.

INALAÇÃO COM CHÁ DE CAMOMILA:

Ingredientes:

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de camomila

Modo de preparo:

Ferva 1/2 litro de água com 1 colher (sopa) de camomila e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Inale o vapor do chá por 15 minutos. Repita o procedimento todas as manhãs e noites até que note uma significativa melhora.

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana