Confira quais são as comorbidades para prioridade na vacinação infantil contra a Covid-19

Começa nesta quinta-feira (20), a campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade. Na última sexta-feira (14) foi publicada pelo Governo do Estado a nota informativa com as diretrizes de como funcionará essa aplicação.

Para todo o processo de vacinação será necessário a presença dos pais ou responsáveis, manifestando a concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, junto com a cópia do RG do responsável. É importante ressaltar que os pais ou responsáveis deverão apresentar no ato da vacinação, documento original com foto da criança ou certidão de nascimento junto com a cópia.

São 22 grupos de comorbidades que estão aptos a já se vacinarem na quinta-feira. Para esses grupos é necessário a apresentação de um atestado médico. 

Dentre eles estão Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia intensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.

Fonte: Prefeitura de Barbacena