Conheça os benefícios da tapioca e aprenda uma receita saudável

Prática, rápida, versátil e pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos. A queridinha das dietas nutricionais aumenta a saciedade, auxilia no processo de emagrecimento, e pode substituir alimentos não saudáveis no café da manhã, lanches da tarde e da noite. O ideal é comer tapioca apenas uma vez por dia, pois embora seja um alimento com diversos benefícios deve ser consumido com moderação.

O alimento é feito a partir da goma da mandioca, que é um tipo de amido pobre em fibras. Então, o ideal é combinar com chia ou linhaça, por exemplo, para ajudar a baixar o índice glicêmico da tapioca e promover ainda mais a sensação de saciedade, ajudando a emagrecer. Além de ajudarem no funcionamento do intestino.

Também é versátil e pode ser acompanhada de ingredientes salgados ou doces. Além de ser um alimento de simples preparo e muito saboroso, a tapioca oferece inúmeras vantagens ao funcionamento do corpo. 

Veja os benefícios da tapioca:

  • Possui baixo teor de sódio, sendo por isso ideal para quem segue uma dieta pobre em sal;
  • Não contém glúten, sendo por isso uma excelente opção para pessoas com alergia ou intolerância ao glúten.
  • Fonte energia e de hidratos de carbono;
  • Não necessita de adição de óleo ou gorduras na sua preparação;
  • Contém potássio, ajudando por isso no controle da pressão arterial;
  • Rica em cálcio, sendo por isso benéfica para a saúde dos ossos.

Confira uma sugestão de tapioca natural, saudável e com poucas calorias:

Tapioca de frango, queijo e manjericão

Ingredientes: 1 Bife ou peito de frango; algumas folhas frescas de manjericão; 1 fatia de queijo magro branco; tomate cortado em rodelas. 

Modo de Preparo: Comece por preparar a tapioca numa frigideira sem adicionar óleos ou gorduras e separadamente grelhe o bife ou o peito de frango. Adicione o queijo e o frango, espalhe algumas folhas de manjericão, adicione o tomate em rodelas e enrole bem a tapioca.

Fonte: Metrópoles