Contador explica sobre a prorrogação do pagamento do Simples Nacional

Nesta semana, na quarta-feira (24), o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional. A medida é uma forma para que as empresas optantes pelo Simples Nacional, que enfrentam problemas financeiros, possam prorrogar o pagamento sem incidência de correções.

De acordo com o Contador, Eloisio José de Faria (foto), o empresário poderá pagar os DAS apurados com vencimentos em abril, maio e junho, conforme os prazos:
– Tributos com vencimento original em ABRIL poderão ser pagos em duas parcelas iguais nos meses de julho e agosto;
– Tributos com vencimento original em MAIO poderão ser pagos em duas parcelas iguais nos meses de setembro e outubro;
– Tributos com vencimento original em JUNHO poderão ser pagos em duas parcelas iguais em novembro e dezembro.

O contador Eloisio ainda explica que os empresários de Barbacena, optantes pelo Simples Nacional, poderão usufruir deste adiamento para recomporem suas finanças, que estão sendo afetadas pelas restrições impostas para o combate da Covid-19. “Considero o adiamento benéfico, devido aos empresários estarem com vendas baixas e com dificuldades de honrarem seus compromissos. Esta prorrogação ajudará a não ficarem inadimplentes e terem um prazo para reorganizar as finanças da empresa”, disse o contador.

Contudo, ele ressalta que os empresários devem ter cautela e analisar se é prudente fazer tal adiamento, pois o mesmo é opcional, sendo que após este período além do pagamento do DAS que foi prorrogado, deverá quitar também as guias com vencimento nos meses de julho até dezembro.