As tarifas cobradas pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS) vão ficar 6% mais caras. O aumento do valor foi solicitado pelo SAS e acatado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) ainda no ano passado. De acordo com o SAS, o aumento será cobrado apenas nas contas faturadas em fevereiro, com vencimento em março, mas que levam em conta o consumo de janeiro.
Segundo a autarquia, essa é a primeira vez que a tarifa será aumentada desde 2018 e, em 2023, o que aconteceu foi uma mudança na maneira como a conta era calculada. Com o reajuste, tanto o valor das faixas de consumo quanto o valor das tarifas fixas de água e esgoto ficaram mais caros.
Apesar da elevação dos preços, a tarifa social foi mantida em Barbacena. Ou seja, famílias com CadÚnico ativo, que tenham renda de até meio salário mínimo per capita e que o imóvel esteja inserido na categoria Residencial do SAS têm direito a descontos de 50%.
Para solicitar a tarifa social, é preciso comparecer na sede do SAS levando o formulário de inscrição no CadÚnico, documentos pessoais e documentação que comprove vínculo com o imóvel, seja de proprietário ou de residente. Esse cadastro deve ser atualizado anualmente.
Lembrando que o SAS funciona na Av. Gov. Benedito Valadares, nº 181, no bairro São Sebastião e atende presencialmente das 12h às 17h30. Também é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp, no número: (32) 3339-2059.
Com informações da Prefeitura de Barbacena