Conecte-se conosco

Culinária

Cozinha Mineira pode se tornar patrimônio cultural; projeto deve ficar pronto até o fim de 2022

Publicado

em

A cozinha mineira poderá ser declarada patrimônio cultural de Minas Gerais. O processo que deu início ao reconhecimento começou na última sexta-feira (3) e vai reunir informações que ratificam o valor simbólico e histórico da culinária do Estado.

O projeto integra o Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira e é gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e Instituto Periférico.

A expectativa é finalizar o projeto até o fim de 2022, com um Inventário da Cozinha Mineira, composto por um dossiê e por ações de salvaguarda e proteção da gastronomia de Minas. O dossiê será produzido a partir de documentos técnicos, estudos conceituais e recomendações para orientar pesquisas sobre a cultura alimentar tradicional de Minas. O trabalho será realizado por uma equipe interdisciplinar de especialistas.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, adiantou durante a cerimônia de lançamento, na última sexta-feira, que enviará um ofício ao governo federal para solicitar que a Cozinha Mineira também seja reconhecida como um patrimônio cultural nacional.

Além do reconhecimento simbólico, a iniciativa espera abrir portas para novos investimentos e políticas públicas relacionadas ao tema no Estado. Os projetos de expansão internacional da culinária típica de locais como França, México, e o conjunto de sete países europeus banhados pelo Mar Mediterrâneo, são referências para a proposta de proteção da cozinha mineira.

Fonte: Hoje em Dia

Continue Lendo

Culinária

Bar e Restaurante Aconchego Tossola oferece vista panorâmica e excelente porções

Publicado

em

Por

A culinária mineira se faz presente em cada canto do Estado e em Barbacena não é diferente. Com o objetivo de proporcionar bons momentos e comida boa, o Bar e Restaurante Aconchego Tossola oferece aos clientes porções em variados tamanhos e diversidade de sabor.

Localizada na Rua Pascoal Bras, nº 133, bairro Vilela, o estabelecimento possui um ambiente arejado e amplo, com vista panorâmica da cidade. Além disso, suas porções com torremos, fritas, calabresa, bacon e queijos conquistam, cada vez mais, os fregueses. O cardápio conta ainda com porções de peixes e massas diversas.

O proprietário e cozinheiro, Valtecir Tossola, comentou: “minha prioridade é oferecer bem-estar e conforto para os clientes e, claro, comida boa!”

O espaço também está disponível para locação e realização de eventos e festas. Os interessados podem entrar em contato através do telefone: (32) 9 8829-6103.

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana