A recuperação econômica em 2021 é especialmente importante para as pequenas empresas, pois 8 das 10 novas empresas abertas no Brasil são de microempreendedores individuais (MEIs).
Os números são de um levantamento do Sebrae e da Receita Federal que mostra a abertura de 3,9 milhões de novos MEIs (microempreendedores). A pesquisa também registrou 682 mil novas microempresas.
Segundo o Sebrae, a melhoria do ambiente de negócios no Brasil ajudou no crescimento. O país encerrou o ano passado com mais de 17 milhões de empresas ativas, no total.
O tempo médio para fazer negócios no país caiu de 9 dias para 2 dias nos últimos três anos. Segundo o Ministério da Economia, a redução da burocracia facilitou o processo. Os anúncios do mapa da empresa mostram o crescimento de novas empresas em todos os estados.
O profissional independente inscrito no MEI recebe alguns benefícios como crédito facilitado, menos gastos com impostos, direitos previdenciários e se torna o próprio patrão.
Em uma postagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fala que “quase 4 milhões de empreendedores iniciaram seus negócios em 2021, 10% a mais que em 2020”. Segundo ele, “é a maior quantidade de pequenos negócios abertos na história do Brasil”.
Fonte: CNN