Crianças com câncer recebem aparelho de 9 milhões para tratamento com doações do IR

A Abrace, associação que cuida de crianças com câncer em Brasília, conseguiu comprar um aparelho de ressonância magnética, avaliado em R$ 9,2 milhões, com os valores doados por contribuintes nas declarações de IR. O aparelho de última geração vai ajudar no diagnóstico da doença na capital federal.

O aparelho de ressonância magnética de última geração será utilizado para atender a população infanto-juvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que oferece mais de 600 vagas mensais para consultas.

Com ele, será possível o atendimento mais eficiente para crianças e adolescentes, segundo a Abrace.

A ressonância magnética é um exame bastante preciso e eficiente no diagnóstico de doenças, como esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, dentre outros. O exame é feito por diagnóstico por imagem, que não tem radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.

A direção da Abrace acredita que, com o aparelho recém adquirido, será possível ter uma melhora significativa na qualidade de vida e no acesso à saúde de jovens pacientes que dependem do SUS. O aparelho de ressonância magnética vai permitir a realização de diagnósticos precisos e não invasivos em mais de 3.600 crianças por ano.

Fonte: Só notícia boa