A Defesa Civil de Barbacena emitiu um alerta nesta segunda-feira (09) informando que há risco hidrológico moderado na cidade. Segundo o órgão, há possibilidade de inundação em áreas de ocupação urbana e inundação de rios. O bairro Santa Maria é apontado como uma das principais áreas de risco.
Nesta segunda-feira, o chefe da Defesa Civil Ângelo Pádua e o secretário de obras Giovani Cristo fizeram um pronunciamento oficial em conjunto, fazendo um apelo para que a população se cuide e fique atenta às orientações dos órgãos.
“Nós estamos vivendo um período totalmente atípico e isso tem causado muitos prejuízos e, principalmente, risco à vida das pessoas. A orientação da Defesa Civil hoje é que as pessoas não devem retornar a locais que foram interditados. A nossa orientação é que seja respeitada a vida humana antes de qualquer situação material”, explica Ângelo Pádua.
Giovani Cristo explica que deslizamentos de taludes têm acontecido com muita frequência. Por isso, caso os moradores percebam algum tipo de risco, devem comunicar à Defesa Civil e deixar o imóvel imediatamente. “Não volte para pegar bens materiais. A vida da gente está em primeiro lugar. Bens materiais a gente consegue depois. O importante é a vida”, orienta o secretário.
Segundo o secretário, a intensidade das chuvas também tem prejudicado o trabalho das obras. Após o desabamento de uma casa no bairro Santa Cecília na madrugada de segunda-feira, que resultou na morte de um dos moradores, as casas vizinhas foram interditadas. Porém, Giovani explica que, como o solo está muito úmido, há risco de desmoronamento em caso de intervenção no local.
O alerta dos próximos dias é que as chuvas continuem e com possibilidade de pancadas mais fortes. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje o tempo deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas por todo o dia. A previsão de chuvas segue, pelo menos, até sábado (14).
Fonte: Prefeitura de Barbacena e Inmet