Dengue: Barbacena tem 16 casos confirmados

Ontem, dia 18 de novembro, foi dia do Dia de Combate à Dengue. O mosquito Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão não só dessa doença, mas também do Zika Vírus e da Chikungunya. Só neste ano, o Brasil já notificou quase um milhão de casos de dengue. Já em Minas Gerais, até o momento são 82.328 casos prováveis. Desse total, 56.720 casos foram confirmados para a doença. Quanto aos óbitos, em 2020, foram confirmados 12 e ainda há 57 em investigação. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados, em 2020, até o momento, 2.550 casos prováveis da doença. Destes, 1.461 foram confirmados. Há 03 óbitos em investigação. Já em relação à Zika, em 2020 foram registrados 413 casos prováveis. Destes, 135 foram confirmados para a doença.

A Supervisora dos agentes de combate a endemias de Barbacena, Rejane Bertolin conta que em Barbacena, são 16 casos confirmados de dengue. A cidade está livre de casos de ZIka e Chikungunya até o momento. “Devido à pandemia do Coronavírus, não foi possível realizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), mais conhecida como as visitas dos agentes sanitários que permite saber quais são os riscos de transmissão de dengue em um local. Só foi possível fazer análises até março deste ano e se chegou à conclusão de que a média para a cidade de Barbacena é de 2,5 ou seja, médio risco”, explica Rejane. 

Sobre as formas de prevenção, ela  conta que é importante sempre olhar os quintais e os pratinhos de plantas e se possível colocar areia em volta deles. “É preciso também sempre verificar a caixa-d’água. Já para os que têm bichos de estimação, a orientação é de sempre lavar e higienizar as vasilhas de água e comida”. 

Para dúvidas, reclamações ou orientações sobre o assunto, os Agentes de Combate às Endemias de Barbacena, possuem um telefone que funciona de 7h às 17h, basta ligar: 3339-2160.