Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre o dia 28 de dezembro de 2020 e o dia 25 de janeiro deste ano, as regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram 319 casos prováveis de dengue. De acordo com os dados, o município de Cataguases contabiliza 77 registros e é o com mais casos entre as cidades das regiões. Em seguida aparecem Visconde do Rio Branco (60) e Ubá (44).
Segundo a Supervisora dos Agentes de Combate a Endemias de Barbacena, Rejane Bertoli, em 2021 não há casos notificados de dengue, zika ou chikungunya na cidade. Porém, apesar de não estar no topo da lista de casos prováveis da doença, o quadro do município também é preocupante, em 2020 foram 12 casos positivos de dengue na cidade. “De acordo com o Levantamento de índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 11/01 a 22/01, o índice de infestação na cidade foi de 3,5, o que coloca o município como alto risco para a doença causada pelo mosquito. O índice deste ano já é maior que o do ano passado, que foi de 2,5”, ressalta.
De acordo com Rejane, devido a este resultado elevado, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irão retomar os trabalhos de orientação, panfletagem e visitas aos locais de maior índice de infestação para uma perícia mais detalhada e com mais informação aos moradores. “Quero destacar alguns bairros onde tivemos mais larvas do Aedes Aegypti, que foram o São Francisco, Grogotó, Funcionários, Santa Luzia, João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nove de Março, Diniz, Santa Cecília, Boa Morte, Monte Mário, Monsenhor Mário Quintão, São Cristóvão, Santa Teresa, São Sebastião e Centro”.
“Para que não tenhamos um surto de dengue, peço a todos que tirem de 5 a 10 minutos da semana para inspecionar os quintais de suas casas, olhar os pratos de plantas, dos animais de estimação e conferir a tampa da caixa d’água. Contamos com a colaboração de todos os moradores do município e com a compreensão para receber os Agentes de Endemia em suas casas”, pede.
Para quem tiver denúncias ou dúvidas relacionadas à dengue, basta ligar no telefone: 3339-2160.