Para aqueles que queriam curtir um fim de semana maior e até mesmo aproveitar para viajar, este ano não será favorável. Isso acontece porque a maior parte dos feriados são nos fins de semana ou na quarta-feira o que inviabiliza as “emendas”, comuns quando o feriado acontece nas terças-feiras e quinta-feiras.
No total o país possui nove feriados nacionais, nesta sexta acontece o feriado da “Paixão de Cristo”, também conhecido como “Sexta-feira Santa”, o último feriado prolongado pelos próximos meses. Além de feriados nos fins de semana e nas quartas-feiras, o próximo será apenas em 15 de novembro, Proclamação da República.
Apesar dos feriados existem também os pontos facultativos. Estas são datas que antecedem ou sucedem algum feriado oficial, mas que não são obrigatoriamente dias de folga. Em casos como este as empresas e instituições podem escolher se será considerado ou não como dia de folga. Um dos maiores exemplos é o Carnaval. Em todo o país, exceto no Rio de Janeiro, é considerado ponto facultativo.
Durante outros anos, muitas pessoas consideravam os dias de ponto facultativo como dias de folga, entretanto, devido às restrições a festividades pela covid-19, muitas pessoas trabalharam normalmente.
Fonte: G1