Seguindo cronograma determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e já publicado no Diário Oficial da União, foi realizada, em Belo Horizonte, a segunda audiência pública que tem como objetivo tornar público, colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que visam à concessão para exploração do sistema rodoviário da BR-040/RJ MG e BR-495/RJ. A audiência ainda teve como meta colher sugestões e contribuições sobre a viabilidade técnica da praça de pedágio em Correia de Almeida.
Sobre o tema, o deputado federal Lafayette de Andrada também falou sobre as praças de pedágio, argumentando, especificamente, sobre o posto 11, situado no município de Barbacena. O parlamentar lembrou que, desde julho de 2015, a Via-040 deu início ao funcionamento prévio do Posto 11 de Pedágio da BR-040 e, logo a seguir, teve início a cobrança da taxa de pedágio. Mas o impacto financeiro sobre a comunidade foi negativo.
“Em Barbacena, temos uma situação atípica, uma Praça de Pedágio que divide o município ao meio. A praça de pedágio fica em Correia de Almeida, que tem um alto índice populacional com quase 10 mil habitantes, e todos estão passando dificuldades, porque precisam se deslocar, seja para ir trabalhar, ir à escola, ou ao médico. Os moradores dessas áreas têm que pagar pedágio para irem de um lugar para o outro dentro do mesmo município. E isso, além de ser inconcebível, causa um transtorno financeiro imenso. Temos, ainda em Correia de Almeida, um grande número de sitiantes, que precisam dar vasão aos produtos cultivados, e o simples fato de pagar a taxa de pedágio, tendo vendido ou não suas produções, está pesando no bolso desses pequenos agricultores”, destacou.
Mais uma vez, o deputado federal Lafayette de Andrada defende a remoção da Praça de Pedágio de Correia de Almeida. A alternativa, de acordo com o parlamentar, seria transferir a praça de pedágio 11para a divisa entre Barbacena e o município de Santos Dumont (localizado a aproximadamente 210 km de Belo Horizonte). No encontro, o deputado federal Lafayette de Andrada também aproveitou para ponderar sobre o fato de que muitos dados foram apresentados sobre projetos da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para o estado do Rio de Janeiro, mas o anseio da plateia mineira, que compareceu ao evento, era de que fossem abordadas as possíveis intervenções referentes ao trecho da BR 040, que liga a capital mineira ao município de Conselheiro Lafaiete, (situado a 96 km de Belo Horizonte, na região do Alto Paraopeba, constituindo-se como o 22º município mais populoso do estado) o qual, segundo dados recentes, tem um alto índice de acidentes rodoviários registrados. “É um trecho que não está duplicado, e que precisa realmente, de uma forte intervenção”, concluiu.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, as datas e os locais das audiências públicas, que têm como objetivo colher sugestões e contribuições sobre a exploração da rodovia e sobre os estudos de viabilidade técnica da praça de pedágio em Correia de Almeida.
A primeira audiência pública foi realizada no dia 10, no auditório da ANTT, em Brasília, e pôde ser acompanhada online pelo computador ou celular.
O próximo encontro será realizado na quarta-feira, dia 15 de dezembro, em Juiz de Fora, às 14h00 no Parc Hotel. E a última audiência pública foi marcada para o dia 17 de dezembro, também às 14h00, no Hotel Othon Palace, em Copacabana (RJ). Segundo a ANTT, em razão da pandemia da covid-19 e da necessidade de distanciamento social, todas as sessões públicas terão a capacidade máxima de 150 lugares. Outras informações no endereço eletrônico www.antt.gov.br
Fonte: Assessoria Deputado Federal Lafayette Andrada