Conecte-se conosco

Articulistas

Diário da Peste – Edição 26/05/2021 – 72 ANOS DA EPCAR E A TOCHA OLÍMPICA NA CIDADE

Publicado

em

penna

DO BAÚ DA COLUNA

Homenagem a EPCAR pelos 72 anos relembrando a grande parceira no evento olímpico com fotos do então Comandante Brig. Moura, do atual Brig. Silva Mendes, da Banda de Música e de dois revezadores da Tocha, o aluno Andrade e o saudoso Delmo Maria, este, amigo de minha família e meu professor no Colégio Estadual.

BARBACENA FOI DAS POUCAS

Cidades aprovadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro para receber a Tocha Olímpica e graças ao Centro de Treinamento da EPCAR aprovada a receber delegações de esgrima e judô. Criado em 2013, o Comitê Olímpico Municipal (COM), foi presidido pelo Prof. Mário Raimundo e gerenciado pelo Cel. Newton Centurião.

A PIRA OLÍMPICA FOI RECEBIDA

Pelo então prefeito Toninho Andrada e por este articulista, como componente do COM. O fogo da “lanterna” foi passado para a Tocha Olímpica e acesa a do Prof. José Luiz Miranda, Barão, que escreveu um livro sobre o evento. Ele foi o 1º revezador dentre os 23 de vários seguimentos da sociedade, selecionados pela COM e patrocinadores.

NO SANTUÁRIO DA PIEDADE

Ocorreu o ponto alto, com a presença do atual Bispo Dom Giovani, quando a Tocha chegou pelas mãos da campeã olímpica de vôlei, Sassa, que foi recepcionada no centro por uma multidão e representantes de parceiros do COM, como componentes da PC, PM, CBM, SRE, EPCAR, dentre outros.

O DESFILE DA TOCHA

Na cidade das rosas, somada a inesquecível imagem da chuva pétalas lançadas de um helicóptero foram momentos ímpares na vida de milhares de barbacenenses, tendo o evento Olímpico de âmbito mundial entrado para a história do município.

MUDANDO DE ASSUNTO

Pagar pedágio por quilometro rodado deve virar Lei, caso da BR 040. Lembram que já existiu um adesivo que eram comprados e anexados nos vidros dos carros. Hoje, com a tecnologia será diferente e a praça de pedágio de Correia de Almeida acabaria. Será que o valor será mais justo? O teste ocorrerá na Via Dutra!

VENCEU A COVID O COLEGA

Professor Rodrigo Varejão. Ele me solicitou que enaltecesse os profissionais da saúde que estão à frente da Covid, em especial os que o atenderam na Santa Casa, “não só a parte clínica, mas o pessoal da UTI que estão exaustos, mas não deixam a peteca cair”.

25 DE MAIO: DUAS LEMBRANÇAS

Aniversário de minha saudosa mãe Dallila. E há 7 anos considero um renascimento diante de uma arritmia cardíaca que me levou a sala vermelha do Hospital Ibiapaba, com um atendimento de excelência, com o apoio do Dr. Sergio Discacciati e Dr. Paulo Maia.

SINDICATO DE PROFESSORES

Continuam na luta por prioridade na vacinação da classe, visando aulas presenciais. Por enquanto, estão excluídos das programações os professores de curso superior.

DESCANSEM EM PAZ

Adeus Geraldo Alexandre da Silva, renomado oficial de justiça aposentado, vítima de infarto. Adeus Leonardo Silva, dedicado guarda penal, vítima da Covid.

DESCONTRAINDO NA INTERNET

Virou moda falar do 2º turno nas eleições presidenciais antes de ter o 1º turno. E ponto final!
(*) Pq “Diário da Peste”? Há 25 anos sou articulista do Jornal Correio da Serra e ao abordar o Covid-19 na mídia impressa, fica defasado em minutos. Novas realidades impõem novas soluções. Acompanhe no Facebook. (foto EPCAR Ten. Cel. Moura)
Continue Lendo

Articulistas

Dia do Médico – Débora Marcier

Publicado

em

Por

Do Dr. Paulo Maia Lopes: “SALUTAT VOS LUCAS, MEDICUS CARISSIMUS”, diz São Paulo na Epístola aos Colossenses (IV, 4). “Saúda-vos o caríssimo médico Lucas”. Por este trecho, ficamos sabendo que São Lucas, o presumido autor do Evangelho que leva seu nome e também dos “Atos dos Apóstolos”, exercia a medicina e era grande amigo de Paulo de Tarso, o pioneiro divulgador do cristianismo fora da Judéia.

No registro, o Dr. Flávio Martins e sua esposa Cristina Mazoni Silva Martins, ele Presidente da Associação Médica de Barbacena na noite de autógrafos do livro que resume a memória profissional e afetiva de um dos decanos da Medicina em Barbacena, Dr. Pedro de Lima Martins Teixeira. O livro “Pequenas histórias de uma longa vida”, foi lançado em um encontro restrito a parentes e amigos na sede da AMBA, no último dia 16 de outubro.

Com informações do Centro de Memória Belisário Pena – Edson Brandão / Idinando Borges

Continue Lendo






+ Acessadas da Semana