Conecte-se conosco

Destaque

Diretor técnico do CEBAMS, Antônio José Fonseca de Paula, fala sobre o novo Serviço de Radioterapia

Publicado

em

Aconteceu, na tarde de ontem, quinta-feira (05), no Hospital Ibiapaba CEBAMS de Barbacena, um evento em que a imprensa da cidade pôde conhecer o Centro Oncológico do hospital e o novo Serviço de Radioterapia, que começou a funcionar na última sexta-feira (29). O Centro Oncológico do CEBAMS é um espaço moderno, de 450 metros quadrados de área construída, com equipamentos de última geração e atendimento de qualidade a pacientes do SUS. 

O primeiro paciente foi um homem, de 58 anos, de Santa Rita do Ibitipoca. Ele sofre de câncer no pulmão e precisou de um procedimento de urgência. Até o momento 18 pacientes já foram atendidos. A equipe é multidisciplinar, composta por vários profissionais, e podem ser atendidas cerca de 70 pessoas por dia. 

Dados do hospital revelam que no ano de 2021, foram 650 diagnósticos de câncer. Os dados comprovam a importância do aparelho de radioterapia para a microrregião de Barbacena. O serviço irá atender cerca de 270 mil pessoas de 12 cidades da região.

O diretor técnico do CEBAMS, Antônio José Fonseca de Paula, fala sobre essa conquista para a cidade:  “Esse projeto vem se construindo há 20 anos, com o envolvimento de várias pessoas, entidades e agentes políticos. Estamos falando de 20 anos, são cinco administrações municipais envolvidas”.

Ele ainda explica que a radioterapia é uma linha de tratamento dentro dos cuidados oncológicos e que não é um tratamento feito isoladamente, o aparelho vai estar interligado a outros tratamentos. “O paciente que receber o diagnóstico de câncer, ele vai ser atendido por seu médico, que vai encaminhar o paciente para a radioterapia”, confirma.

O serviço é realizado pelo SUS, então o tratamento é gratuito.

Antônio ainda conta que: “Todas as vezes que houve algum movimento em busca de recursos e de ajuda para poder conseguir apoio, a gente sempre conseguiu e destaco aqui o papel da PPC, porque ela sempre foi uma parceira do hospital Ibiapaba CEBAMS, sempre participando de uma forma muito madura e sensata”. “Para gente ela representa a sociedade, porque ela que faz essa comunicação entre a instituição e a comunidade”. 

Continue Lendo

Destaque

Operação Angry Bird prende oito pessoas e apreende mais 100 pássaros na Zona da Mata

Publicado

em

Por

Oito pessoas foram presas e mais de 100 pássaros silvestres apreendidos durante a Operação “Angry Bird” realizada nesta sexta-feira (20) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e outros órgãos de segurança na Zona da Mata mineira e no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação foi combater o tráfico interestadual de animais silvestres e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Barbacena, 13 mandados de prisão e busca e apreensão em Juiz de Fora, Lima Duarte, Bias Fortes e Duque de Caxias (RJ). Deste total, 8 foram cumpridos.

Segundo o promotor de Meio Ambiente, Alex Fernandes, os envolvidos formaram uma organização criminosa destinada exclusivamente ao tráfico de animais silvestres, sendo a única fonte de renda deles.

Os pássaros eram caçados em Juiz de Fora, Ibitipoca, Lima Duarte, Bias Fortes.
Além do tráfico e lavagem de dinheiro, os investigados também são acusados de maus-tratos de animais e comércio irregular de arma de fogo.

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana