Nesta segunda-feira (10), tem início o ano letivo nas escolas estaduais de Minas Gerais. Instituições municipais e particulares já haviam iniciado suas atividades na última semana.
Um dos principais destaques neste início de período escolar está a cargo dos pais que estão deixando a criança, pela primeira vez, em um ambiente escolar, o que acaba se tornando um desafio para os mais superprotetores. Para falar um pouco sobre este cenário, conversamos com Gracielle Carvalho, Diretora da Escola Municipal Rotary, em Barbacena.
“Essa separação pode ser bastante desafiadora tanto para os pais quanto para as crianças.”, disse Gracielle sobre a nova condição que surge para os pais de primeira viagem, que estão deixando seus filhos aos cuidados da escola pela primeira vez, observando ser comum que os pais sintam ansiedade ou preocupação ao deixar seus filhos na escola.
De acordo com a educadora, os pais podem começar a se preparar emocionalmente para essa nova fase antes mesmo da chegada na escola, conversando com seus filhos sobre a escola, criando expectativas positivas, afirmando que estarão sempre por perto, passando assim confiança para que a criança se sinta tranquila na escola. “Além disso, é importante estabelecer uma rotina tranquila e consistente para as crianças, ajudando elas a entender o que esperar da escola. A confiança da família na escola faz toda a diferença nesse processo de adaptação.”, pontuou Gracielle, que ressaltou a importância nesse momento decisivo no desenvolvimento das crianças, uma vez que representa uma oportunidade de desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais.
“Conversar com seus filhos sobre o que esperar da escola, responder perguntas que eles fazem, dar importância aos seus sentimentos, isso também ajuda bastante. Porque se para os adultos, que já sabem como funciona o processo, imagina para uma criança que é deixada no lugar sem conhecer, sem ter contato com aquelas pessoas.” Observou ressaltando a importância dos pais serem pacientes, e estarem sempre presentes durante esse processo, além de evitarem comparações.