Ontem (02) teve início a Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022), com o foco num dos pilares mais importantes da sociedade, seguindo o lema bíblico, extraído de Provérbios 31,26, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aborda a educação. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998.
A presidência da CNBB explica, na apresentação, que se trata de uma campanha para refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Assim, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada com todos os atores (família, Igreja, estado e sociedade).
Durante o primeiro dia de quaresma, em meio aos tempos de guerra na Europa, o Papa Francisco fez um pedido de oração pela paz. Junto aos pedidos, nas igrejas da capital e interior de Minas houve o momento de imposição das cinzas, durante as missas, quando o celebrante faz a cruz na cabeça do católico.
A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da quaresma e de preparação para a Semana Santa.
Fonte: Estado de Minas