O PSOL foi o primeiro partido de Barbacena a realizar a sua convenção partidária, que serve para a escolha dos rumos tomados pelos partidos no período eleitoral. Depois de duas eleições consecutivas, apresentando o nome de Adailton Marques, a sigla em 2020 decidiu por apoiar o nome de Carlos Roberto Kikito, do PV. O evento aconteceu na noite do dia 06/09, na Câmara Municipal de Barbacena.
“O PSOL lançando uma candidatura para prefeito, vai dividir. Seria um pouco de egoísmo e não é o caso do PSOL. O PSOL luta pelas causas, pelos mais necessitados”, afirmou Eduardo Thedim, presidente do partido em Barbacena.
Eduardo destacou na convenção que o apoio será critico, devido a divergência com alguns partidos que também devem compor o bloco. No entanto o partido pregou a unidade para enfrentar o que chamou de “um mal comum”.
“Apoiamos o Kikito, pois concordamos com as ideias dele, muitas das coisas vamos construir juntos e o PSOL vai contribuir com o projeto eleitoral e pós-eleitoral se viermos a obter o êxito”, concluiu.
O PSOL chegou a discutir internamente duas pré-candidaturas ao executivo, a de Adailton Marques e de Pedro Rocha, antes de decidir coligar. O partido também lançará seis nomes para a disputa à Câmara Municipal.