Destaque

Entenda a importância, como e onde doar sangue em Barbacena

No último dia 25 de novembro foi celebrado o Dia do Doador de Sangue. Doar sangue é um ato simples e rápido que pode salvar vidas. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. 

Camila Kelly é responsável pelo Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue de Barbacena. Segundo ela, o número de doações de sangue aumentou desde que houve o abrandamento da pandemia, porém o número ainda está longe do ideal. “O sangue é um remédio insubstituível e só é possível adquirir através de doações voluntárias”, conta.

Para as pessoas que querem doar sangue, Camila explicou as principais exigências:

Ter e estar em boa saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que jovens de 16 e 17 anos tem que estar acompanhados dos pais ou com uma autorização assinada pelos responsáveis; 

A pessoa tem que pesar acima de 50kg e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Além disso, é necessário não ter sido exposto em situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, não ter sido submetido a endoscopia nos últimos seis meses e não ter feito tatuagem nos últimos seis meses;

As coletas de sangue em Barbacena acontecem nas segundas-feiras, das 9h às 15h, no Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua Padre Toledo, s/n – anexo à Santa Casa – bairro São Sebastião. São 50 doações por dia, sendo que 25 são agendadas e 25 são espontâneas. Para mais informações: 3339-2400.

Continue Lendo

Destaque

Hoje (15) acontece a primeira sessão da Câmara após recesso parlamentar

Hoje (15), a Câmara Municipal de Barbacena volta às suas atividades regulares após o recesso parlamentar, conforme estabelecido em seu Regimento Interno. Os vereadores retomam as sessões às 19h30. Durante o recesso, a área administrativa planejou as atividades para o ano, enquanto os vereadores se dedicaram a outras responsabilidades ligadas ao mandato. 

Com informações da Câmara de Barbacena

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana