Conecte-se conosco

Destaque

EPCAR proporciona natal inédito às crianças do CAIB

Publicado

em

O Centro de Acolhimento Institucional de Barbacena (CAIB) possui como entidade mantenedora a Prefeitura  Municipal e é responsável pelo acolhimento de jovens e crianças para que lhes sejam garantidos os direitos constitucionais e mais àqueles que não são descritos no papel, como amor, carinho, entre outros. Prover aos assistidos todo o processo educacional, familiar, social e dar-lhes a oportunidade de viver momentos comuns, como o de qualquer outra criança, é um grande desafio que a equipe gestora do Centro vivencia em seu cotidiano. É preciso cuidar e preparar os jovens e as crianças para um mundo que possa estar por vir, apesar de desconhecido.

Dentro desta nobre intenção de proporcionar aos assistidos momentos infantis, pertinentes ao tempo e à idade, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), através de uma ação promovida pela Seção de Comunicação Social e pela Banda de Música, na tarde desta terça-feira (22/12), promoveram um Concerto de Natal aos pequeninos e à equipe gestora da instituição, de forma adaptada para que todas as orientações das autoridades sanitárias, acerca da pandemia, fossem cumpridas.. Vale destacar que uma das psicólogas que acompanha o dia a dia das crianças já havia antecipado que algumas delas nunca tinham experimentado a alegria, a energia e a magia do Natal. “São crianças que viveram um momento inicial de vida muito difícil e não tiveram o aporte familiar para viver este encanto que para muitos de nós é muito comum. Tenho certeza de que elas irão se encantar com o que lhes será oferecido”, antecipou Larissa Gava Andrade.

A Banda de Música da EPCAR preparou canções natalinas que foram apresentadas para as crianças, em uma espécie de concerto de natal, além de breves momentos de interação entre os músicos e os presentes. Os olhos atentos e estáticos, os ouvidos recebendo sons que nunca antes foram sentidos tão de perto, aguçavam cada nota musical por instrumentos anônimos e alguns até estranhos. Uma das crianças se impressionou com a “tuba de desfile”, um instrumento que realmente se destaca pelo seu tamanho e pela potência de seu som. “Nossa… como é grande aquele”, disse apontando para o instrumento e ainda concluindo: “deve ser muito pesado”, entrelaçando sua face com um ar de espanto, surpresa e preocupação com o militar que a conduzia. A cada canção apresentada, via-se nas crianças a alegria do novo através de suas palmas, a emoção dos responsáveis e colaboradores do Centro ao perceberem o que ali estava acontecendo e, em reciprocidade, o prazer dos músicos por estarem proporcionando aquele momento. “Deus nos deu um dom. Temos o privilégio de trabalhar com este dom e, diariamente, fazermos o que amamos. Ao poder estar num ambiente como este, simples e acolhedor, porém repleto de amor e carinho, é como se as notas musicais tomassem uma outra forma, que não é sentida apenas pelos ouvidos, mas também pelo coração. Levar a música, a alegria e marcar a vida destas é crianças é um grande presente para nós também. Agradeço à Força Aérea por mais este presente,” comentou, emocionado, o Tenente Músico Jadir das Chagas Junior, que enfatizou a emoção e a gratidão de todos os integrantes que participaram do momento. O oficial não só fez questão de estar presente junto aos demais, como também fez parte das apresentações com seu instrumento preferido, o saxofone.

Por mais que os discursos acerca da época natalina sempre se voltem para um momento mais sentimental, com demonstrações de afeto, carinho e amor ao próximo, numa circunstância como esta é impossível não pensar em eternizar também com presentes materiais. O ato de doação dos presentes remete à primeira fala, com a disponibilidade de pessoas que mobilizam outras pessoas em busca de ajudar o próximo. Assim também aconteceu nesta presença da EPCAR no CAIB, contudo, quem se destacou na arrecadação dos presentes foi uma servidora que é lotada em uma Instituição vizinha e parceira da Escola Preparatória, que é o IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Embora o evento não tenha sido organizado institucionalmente entre ambas Instituições, a pedagoga Eliane Loschi da Silva ficou sabendo desta surpresa aos assistidos do CAIB através de um sargento que pertence ao efetivo da EPCAR, ao qual é amiga desde os bancos escolares. A partir daí, iniciou uma campanha em suas redes sociais que permitiu que todas as crianças recebessem calçados, vestimentas e brinquedos. “Alguns grupos familiares e amigos de profissão já fazem este tipo de trabalho, doando cestas e brinquedos. Por conta da pandemia o ano de 2020 foi diferente. Nos mobilizamos num projeto social do IF Sudeste MG – Campus Barbacena e conseguimos arrecadar mais de 400 brinquedos para as famílias assistidas. Quando recebi o pedido para ajudar as crianças acolhidas, prontamente aceitei porque sabemos que muitas das vezes este poderá ser o único presente que receberiam neste Natal e isso toca o coração. Pedi ajuda aos amigos pelas redes sociais e conseguimos as doações”, finalizou.

Com músicas e músicos bem próximos, o clima natalino instalado e os presentes já bem ambientados, faltava o encanto máximo infantil deste período do ano: o Papai Noel. E claro, ele não poderia faltar. Alguém deveria ser o responsável por distribuir presentes e sonhos e receber os sorrisos que confirmariam a presença inédita do “bom velhinho” na vida daqueles pequenos. Ao som de “Jingle Bell”, o homem dos presentes chegou com seu sino e com um artefato a mais, a máscara. Apareceu por um corredor sem que tivesse sido notado e foi recebido com muita alegria pelas crianças, através de um sorriso que expressava o que seus corações viviam. A cada entrega dos presentes, a surpresa no olhar se confundia com a curiosidade em abri-los ou fitar o olhar no Papai Noel, como se estivessem aproveitando cada momento ao lado dele ou confirmando a veracidade daquele ser. Cada detalhe de sua roupa, barba, luva, foi analisado por aqueles que sabiam da existência do velhinho, mas nunca haviam tido a oportunidade de estar tão próximo a ele.

E assim, o natal das crianças do Centro de Acolhimento Institucional de Barbacena se fez… com uma marca no coração dos pequeninos, com muitas músicas, presentes, novidades e histórias que eram contadas ininterruptamente por cada um. Eles se sentiram estrelas, artistas de uma peça teatral que pareciam não desejar o fim. As despedidas foram calorosas, com agradecimentos e pedidos de retorno, tanto para o Papai Noel quanto para “os moço da Ronáutica” (moços da aeronáutica), como foi destacado por um dos internos, de apenas três anos de idade. À noite, as crianças ainda foram contempladas com lanches oferecidos por um empresário do ramo de fast food da cidade.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Fotos: Suboficial Leopoldo/Arquivo Pessoal Eliane

Continue Lendo

Destaque

Renato Teixeira fará show em Barbacena

Publicado

em

Por

O cantor e compositor fez três DVDs e três CDs repletos de novas canções – trabalhos premiados com 3 Grammys e dois prêmios da música brasileira, além de muitos CDs e DVDs vendidos

Barbacena receberá no dia 28 de outubro, sexta-feira, pela primeira vez, o cantor Renato Teixeira. O evento acontecerá no Automóvel Clube em um formato diferenciado, somente mesas, os fãs de Renato Teixeira terão uma apresentação exclusiva para um público limitado. Além do cantor, haverá também a apresentação da cantora Maria Eduarda, que fará a abertura e o encerramento, que terá duração total de 4h. O evento está sendo promovido pela LG Comunicações, com apoio do portal de Notícias Minas Tem e da TV Lafaiete, afiliada da Rede Minas.

Renato Teixeira é compositor e cantor dedicado à chamada “música de raiz”, compôs grandes sucessos como Romaria, canção imortalizada por Elis Regina em 1977, e Tocando em frente, parceria com Almir Sater. Na década de 90 foi apresentador do programa Tom brasileiro da TV Record. Em 2010, gravou Amizade sincera com Sérgio Reis, também defensor da música caipira. Renato fez três DVDs e três CDs repletos de novas canções – trabalhos premiados com 3 Grammys e dois prêmios da música brasileira, além de muitos CDs e DVDs vendidos.

Atualmente, músicas do cantor são tema da novela Pantanal, que está sendo exibida em horário nobre na Rede Globo. A sua filha Isabel Teixeira participa da trama das 21h. Se ao longo de décadas, ela foi chamada de “a filha de Renato Teixeira”, o apelido perdeu um pouco de seu valor desde março, quando estreou a nova versão da novela “Pantanal”. No remake, Isabel dá vida a Maria Bruaca, e o personagem vem ganhando destaque.

Renato Teixeira e sua filha Isabel Teixeira

Mais informações sobre o evento

Dia: 28 de outubro de 2022 – Sexta-feira

Local: Automóvel Clube

Duração: 90 minutos (show Renato Teixeira)

4 horas (total de duração do evento)

Abertura do Clube: 22h

Ingressos: somente mesas de 4 lugares

OBS: não haverá venda de ingressos avulsos.

Buffet All Inclusive

Com Buffet All Inclusive ( Bacco), em formato americano, com o seguinte cardápio:

Batata, mandioquinha, tilápia, pão de queijo, alcatra suína, torresmo, calabresa, pastel caseiro e iisca de frango

Bebidas: Cerveja Skol e Brahma, Refrigerante e Água (servido na mesa)

Reserva de mesas e informações

32 99954 7692

 

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana