Espaço Memória: projeto da Santa Casa busca trazer saúde mental aos idosos de Barbacena

O Santa Saúde, programa assistencial da Santa Casa de Barbacena, criou o projeto “Espaço Memória”, que busca trazer qualidade mental e emocional aos idosos de Barbacena e região. O projeto foi criado para que pessoas da mesma geração possam interagir.

A psicóloga do Santa Saúde,  Maria da Conceição Fajardo, explica que o projeto tem como objetivo fazer com que os idosos entrem em contato com suas lembranças e que possam socializar. “Com o avanço da vacinação, a retomada da vida normal está se tornando realidade. Esse projeto vem proporcionar um espaço com tom de esperança dessa retomada das conexões reais para que nossos idosos tenham mais segurança nesse retorno às suas atividades fora de casa. E tudo isso acontece num espaço cercado de segurança, carinho, atenção e atendendo a todo protocolo de segurança. Há ainda os atendimentos online com acolhimento psicológico”, conta. 

Ela explica que as atividades serão interativas com rodas de conversa, oficinas de músicas, jogos, trabalhos manuais entre outros. Os encontros serão uma vez por semana no prédio do Santa Saúde, que fica ao lado da Santa Casa. Serão pequenos grupos de, no máximo, quatro pessoas, com distanciamento social, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

Vale destacar que os participantes do projeto também receberão atendimento psicológico individual, se necessário. Todas as pessoas da terceira idade que queiram participar devem ligar para o telefone 3339-2411 ou no 9 8822-7080 e receberão todas as informações necessárias para fazer a inscrição. Maria da Conceição explica que a inscrição é necessária justamente para limitar o número de participantes por grupo.

“Nossa casa é o nosso canto no mundo. Mas antes de habitar uma casa física, precisamos habitar nossa casa interior que aloja nossos sentimentos, emoções, dores e alegrias. Portanto, nossa casa interior é o nosso primeiro universo. O ‘Espaço Memória’ foi criado para que haja um reencontro com essas memórias. Com a realização desse projeto, o Santa Saúde reitera o compromisso de cuidar da saúde física e mental de quem cuidou de tantos e que agora merece receber todo o nosso carinho e cuidado”, finaliza Maria da Conceição. 

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM