Está com nome sujo? Veja se seu CPF está negativado e como renegociar suas dívidas para limpá-lo

O número de brasileiros endividados só vem crescendo no país, o cenário vivido é de bola de neve, em que uma dívida puxa a outra e os leva a terem seus “nomes sujos” – o que significa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, como Serasa e SPC.

Com o CPF negativado, a dificuldade aumenta para algumas funções como, por exemplo, conseguir crédito.

O Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil são três dos principais órgãos de proteção ao crédito no país e possuem informações sobre determinadas empresas. Isso quer dizer que, mesmo que você esteja regular em um deles, pode estar negativado em outro.

Confira como checar gratuitamente se está com nome sujo. Para as consultas por site ou aplicativos, é necessário um cadastro prévio.

Serasa

Pelo site da Serasa;

Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store;

Por telefone, pelo número 0800 591 1222.

 

Boa Vista SCPC

Pelo site do Boa Vista SCPC;

Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store.

 

SPC Brasil

Pelo site do SPC Brasil;

Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store.

Uma vez com o nome sujo, é preciso regularizar a situação. Para isso, é necessário checar se a dívida é devida – se foi feito negócio com a empresa que negativou o nome ou se o pagamento, de fato, não foi efetuado.

Para limpar seu nome pode-se pagar a dívida para regularização do débito, procurando diretamente os estabelecimentos que estão devendo para fazer a negociação, ou utilizar serviços que apresentam opções para quitar suas dívidas com descontos especiais. 

Essas negociações podem ser feitas pelos canais digitais da Serasa:

Pelo site feiraolimpanome.com.br;

Pelo aplicativo Serasa, disponível para download no Google Play e App Store ;

Pelo telefone 0800 591 1222 ;

Pelo WhatsApp 11 99575-2096.

Órgãos como o Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Procons de todo o país costumam realizar feirões – inclusive online – com o intuito de promover a negociação dos consumidores com instituições. Há, ainda, o Serasa Limpa Nome.

Fonte: G1