Está com sintomas de covid? Saiba onde procurar atendimento e quando fazer o teste

Com o aumento dos casos de Covid-19 em Barbacena, dúvidas surgiram em relação a como proceder em caso de suspeita. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, são considerados casos suspeitos de Covid, quando a pessoa apresenta ao menos dois sintomas da doença. Se a pessoa tem um quadro de Síndrome Gripal leve e não está no grupo de risco para a doença, ela deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. 

Já se a pessoa apresentar uma forma mais grave de síndrome gripal ou pertencer ao grupo de risco, ela deverá procurar o hospital referência para a Covid-19, o IMAIP Policlínica.

Nas duas situações a pessoa não deve procurar o Centro de Testagens, no bairro Funcionários. Nesse local é realizado a triagem dos pacientes quanto ao início dos sintomas e se inserido no grupo estabelecido pelo Protocolo de Testagem via RT-PCR, após análise é realizado agendamento conforme disponibilidade do serviço que funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 13h às 17h.

Com o aumento de casos, surge também a dúvida sobre a realização do teste. O Infectologista Herbert Fernandes explicou um pouco desse cenário. “Primeira coisa é se atentar em qual teste realizar. Vale lembrar que hoje a gente considera como teste para covid apenas aquele do nariz. Nesse sentido, a gente tem dois tipos, o teste rápido de antígeno e o RT-PCR. O PCR é um teste mais fidedigno do que comparado ao teste de antígeno. Mas o antígeno é um teste rápido que sai em 15 minutos”, explica.

Ela fala ainda que, em pessoas que possuem sintomas, o teste de antígeno é um bom teste a ser realizado. Já para os que não possuem sintomas, o melhor teste é o PCR porque ele tem mais acuracia. “A recomendação é, para ambos os testes, por mais que o fabricante recomende fazer no primeiro dia, o ideal é a realização do teste a partir do segundo, idealmente no terceiro dia do início dos sintomas. Muitas das vezes, o teste feito precocemente pode ser um falso negativo.”