O Governo de Minas anunciou, na terça-feira (20/4), condições especiais para parcelamento de débitos dos clientes da Cemig e da Copasa. As condições especiais valem para consumidores cadastrados no Programa da Tarifa Social, prestadores de serviços e comerciantes. Os planos apresentados pelas empresas de energia e água garantem a isenção de juros e o parcelamento via fatura própria. Além disso, neste novo modelo não é necessário dar entrada nas negociações.
Para ter direito ao benefício da Tarifa Social é preciso ter o registro no CadÚnico do governo federal, morar em um imóvel residencial e ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
Restaurantes, bares, padarias, casas de material de construção e diversos outros comércios de pequeno e médio porte, além de prestadores de serviços, como chaveiros e salões de beleza e estética, poderão solicitar o parcelamento de seus débitos.
Os setores que foram fortemente impactados pela paralisação das atividades econômicas poderão se beneficiar do novo plano. A ação traz alívio para os empreendedores durante a retomada econômica.
Para fazer o parcelamento da Cemig era necessário dar um valor de entrada nas negociações, e os juros variavam de acordo com o débito. A partir de agora, os juros estão zerados e é possível dividir em até 12 vezes. Além das condições especiais de parcelamento, clientes de baixa renda inscritos na Tarifa Social já estão sendo beneficiados com a suspensão do corte até 30 de junho.
As opções de parcelamento estão disponíveis no portal da Cemig ou pelo WhatsApp (31) 3506-1160. No aplicativo de mensagens, o cliente deve enviar um “Oi” e escolher a opção “Parcelar Meus Débitos”. A empresa orienta para que as pessoas optem pelos canais digitais, que são meios rápidos e seguros para efetivar a negociação.
Pelo portal Cemig, basta realizar login, selecionar a instalação que possui débito em aberto e, posteriormente, o serviço “Segunda Via e Pagamento de Contas”. Em seguida, o cliente pode verificar se existe a opção de verificação de débitos e a possibilidade de realizar o pagamento com cartão de crédito ou débito.
Além das opções citadas, há também um telefone específico para o parcelamento de débitos: 0800-721-7003, que atende das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados.
A Copasa suspendeu os cortes de abastecimento dos clientes inscritos na Tarifa Social, que poderão parcelar os débitos em até 36 meses, sem juros e multas. A adesão a esse plano vai até 16 de maio, com parcelamento feito exclusivamente pelo site www.copasa.com.br.
Já as empresas afetadas pela pandemia podem parcelar as faturas em atraso da Copasa em 12 vezes, sem entrada e sem juros, até 11 de junho. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 115.
FONTE: Agência Minas